
Planejamento é fundamental para fazer uma prova tranquila no Enem 2018
Eduardo Enomoto/ R7O Enem (Exame Nacional do ensino Médio) começa neste domingo (4), e mais de 5,5 milhões de candidatos farão as provas de Linguagem, Ciências Humanas e a tão temida Redação. As provas de Ciências da Natureza e Matemática serão apenas no domingo (11). Neste primeiro dia de prova, os alunos terão 5h30 para resolver as 90 questões e a redação.
Por isso, é importante estar tranquilo e com tudo organizado para o grande dia. Separe suas coisas com calma, tenha uma boa noite de sono e planeje-se para chegar com antecedência ao local da prova. Você pode consultar o seu no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Candidatos do Enem podem denunciar fake news
Para te ajudar, o R7 separou sete dicas preciosas para você se preocupar apenas com as questões da prova:
Antes de tudo, separe seus documentos. Para poder entrar no local de prova, você precisa levar um documento oficial com foto e o cartão de inscrição, disponível no site do Inep.
Não perca a hora e evite de virar meme! Abertura, fechamento dos portões e início das provas terá quatro horários diferentes este ano por causa do horário de verão. A dica, independente da região que estiver do país, é que você chegue pelo menos 1h antes do início da prova, assim terá tempo para encontrar sua sala, passar no banheiro e se preparar para começar a prova com calma.
Enem 2018: Saiba o que costuma ser mais cobrado nas provas de Linguagens e Ciências Humanas
O que pode e o que não pode levar? Essa é uma dúvida muito comum entre os alunos, para resolver a prova basta uma caneta esferográfica preta e de tubo transparente. Ah! Você também pode levar um lanchinho para aguentar tantas horas resolvendo questões.
Agora cuidado, você não pode levar os seguintes objetos: borracha, caneta de material não transparente, corretivo, dispositivos, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens, papéis impressos e anotações, lápis, lapiseira, livros e manuais.
Estudantes traçam estratégias para encarar o ENEM
Uma dica muito importante é descansar. O sono é muito importante para que você consiga organizar suas ideias e repostas durante a tensão da prova. A falta de uma boa noite de sono pode atrapalhar seu resultado e tirar sua concentração, não deixe isso acontecer.
A falta de sono pode afetar sua ansiedade e nervosismo também, crie técnicas para aliviar essas tensões. Controlar sua respiração pode ser uma ferramenta muito boa para que a ansiedade e nervosismo não consumam sua energia. Pensar positivamente é outra dica que pode te ajudar a relaxar e fazer a prova com mais atenção e calma.
Graduação ou escola técnica? Veja como planejar sua carreira
Lembre-se da TRI (Teoria de Resposta ao Item). Para o Enem não importa quantos acertos você vai ter, mas sim quais. Se você acertar mais questões difíceis e menos as fáceis, o TRI considera que seu desempenho foi incoerente, como se você tivesse “chutado” suas repostas, um acerto casual.
Isso fará com que sua nota seja menor do que a do candidato que acertou mais questões de nível fácil, ao invés das difíceis. Por isso, foque nas questões que você tem certeza, ganhe tempo e pontos com elas, as mais difíceis podem ficar para o final da prova, só não vai esquecer de respondê-las.
Apenas 7% dos paulistanos foram a bibliotecas públicas no ano passado
Atenção ao tempo! No primeiro dia de prova, os candidatos terão 5h30 para resolver as 90 questões de Linguagem, de Ciências Humanas, a Redação e ainda preencher o cartão resposta. Muitos alunos não consideram o tempo de preenchimento desse cartão, mas não esqueça dele, pois demanda um bom tempo para completá-lo. Se você travar em alguma questão, também não perca tempo com ela, pule e volte mais tarde.
Com essas dicas em mente, prepare-se ao máximo e trace sua estratégia para enfrentar esse primeiro dia de Enem. Boa prova!
*Estagiário do R7, com supervisão de Ingrid Alfaya