Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sob pressão, reitores das estaduais reabrem negociação

O Cruesp decidiu agendar reunião com as entidades sindicais das três universidades

Educação|

A greve nas universidades estaduais também teve a adesão dos estudantes
A greve nas universidades estaduais também teve a adesão dos estudantes A greve nas universidades estaduais também teve a adesão dos estudantes

O Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) decidiu nessa quinta-feira(5), reabrir as negociações salariais com professores e funcionários, em greve há quase três semanas. A proposta de reajuste zero para 2014 fez as duas categorias cruzarem os braços na USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Unesp (Universidade Estadual Paulista).

USP abre sindicância para investigar gastos com salários

O congelamento das remunerações, conforme o Estado revelou em maio, foi motivado, principalmente, pela crise financeira da USP, que gasta 105% das receitas com a folha de pagamento. No mês passado, o conselho determinou que as negociações salariais seriam retomadas somente a partir de setembro, a depender do comportamento da transferência de recursos do Tesouro estadual.

O Cruesp decidiu, segundo comunicado desta sexta-feira, agendar reunião com as entidades sindicais das três universidades, "desde que não haja obstruções e invasões (ocupações) em qualquer dependência" das instituições.

Publicidade

O documento, assinado pela presidente do Cruesp e reitoria em exercício da Unesp, Marilza Vieira Cunha Rudge, também pede que o acesso de docentes, servidores e alunos não seja prejudicado nos câmpus das universidades. Ainda não há data para o novo encontro entre o conselho de reitores e as entidades.

Repercussão

Publicidade

O presidente da Associação de Docentes da USP, Ciro Correia, avaliou a sinalização do Cruesp como positiva.

— Esperamos agora que a reunião seja marcada o quanto antes. A nossa postura é sempre de diálogo e negociação, que foi interrompida intempestivamente pelo Cruesp. E o direito de greve das categorias também precisa ser respeitado.

Publicidade

Docentes, funcionários e alunos da USP, Unicamp e Unesp fazem manifestação no centro de São Paulo hoje 

A greve nas universidades estaduais também teve a adesão dos estudantes, que participaram de protestos que para reivindicar a reabertura das negociações salariais. As categorias pedem 9,78% de reajuste nos vencimentos. Outro pleito é de que os reitores peçam ao governo estadual mais verbas para o ensino superior público paulista.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.