Educação SP: Estudantes têm até 8 de julho para escolher itinerários formativos

SP: Estudantes têm até 8 de julho para escolher itinerários formativos

Jovens devem escolher área que pretendem estudar; Seduc lança guia para tirar dúvidas sobre o novo ensino médio

  • Educação | Do R7

Ensino Médio: estudantes têm até o dia 8 de julho para escolher itinerário formativo

Ensino Médio: estudantes têm até o dia 8 de julho para escolher itinerário formativo

Daniel Guimarães/EducaçãoSP/Divulgação

Estudantes da rede estadual de São Paulo têm até o dia 8 de julho para escolher quais os itinerários formativos que vão seguir ao longo do ensino médio. Com base nessas informações as escolas poderão definir quais as possibilidades de estudos que serão ofertadas aos estudantes na matrícula para o segundo ano. A escolha deve ser feita pelo site da SED (Secretaria Escolar Digital). 

Um guia também foi elaborado para esclarecer as dúvidas dos estudantes quanto às mudanças do novo ensino médio como os itinerários e passo a passo para a manifestação de interesse.

O novo ensino médio deve ser implantado em todo o país a partir de 2022. A proposta é aproximar os jovens da realidade do mercado de trabalho e estimular o desenvolvimento de um projeto de vida, daí um currículo mais flexível, que permita ao jovem fazer escolhas e aprofundar seu conhecimento em determinada área ou seguir para o ensino técnico, os chamados itinerários formativos.

"A expectativa é que o aluno se torne protagonista de seu futuro ao escolher a área que pretende seguir", avalia coordenador de Ensino Médio da Seduc, Gustavo Blanco de Mendonça. "Como o novo ensino médio, os jovens estarão mais preparados para ingressar no ensino superior ou mais qualificados para o mercado de trabalho com os cursos técnicos."

Em São Paulo, os estudantes do ensino médio têm no primeiro ano um currículo básico, com uma formação geral. A partir do segundo ano podem escolher em qual área querem aprofundar o conhecimento. A Seduc (Secretaria de Estado da Educação) divulgou neste mês de junho os possíveis itinerários: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza; e áreas integradas: Linguagens e Matemática, Linguagens e Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza, além de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Também é possível escolher uma formação técnica.

O estudante pode escolher itinerários formativos que mesclam as áreas do conhecimento com a qualificação profissional, via Novotec Expresso, e obter certificados profissionalizantes durante o ano. São quatro opções: Área de Linguagens e suas tecnologias – #SeLigaNaMídia, Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Superar desafios é de humanas, Área de Ciências da Natureza e suas tecnologias – Ciência em ação! e Área de Matemática e suas tecnologias – Matemática Conectada. 

Também têm a oportunidade, via programa Novotec Integrado, de sair com um diploma de curso técnico e com o do ensino médio, sem aumentar a carga horária. No total, serão 21 opções de cursos técnicos: Administração, Marketing, Logística, Recursos Humanos, Comércio, Finanças, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet, Serviços Jurídicos, Serviços Públicos, Guia de Turismo, Design Gráfico, Design de Interiores, Eventos, Nutrição e Dietética, Eletrônica, Eletrotécnica, Química, Análises Clínicas e Farmácia.

"Todos os cursos técnicos exigem um laboratório de informática e haverá um investimento maior da Secretaria para isso, para os técnicos em saúde ou química, que exigem laboratórios mais elaborados, estamos estudando quais as escolas poderão oferecer esses cursos para fazermos o investimento em estrutura", explica Mendonça.

Guia

Para ajudar os alunos do ensino médio a entender melhor as mudanças, a Seduc desenvolveu o Guia do Estudante com informações, detalhamento da proposta, possibilidades e objetivos do novo ensino médio. Entre outros temas, o guia traz informações sobre itinerários formativos, aprofundamentos curriculares, áreas do conhecimento, Matemática, Linguagens, Ciência da Natureza e Ciências Humanas, além de cursos técnicos, Novotec Expresso, Novotec Integrado e manifestação de interesse.

"O Guia foi elaborado na versão digital e online com a intenção de esclarecer dúvidas sobre o novo ensino médio, além de trazer com detalhes como será cada itinerário e o processo de manifestação de interesse no site", observa o coordenador. 

Além do Guia, os alunos do ensino médio podem acompanhar as lives promovidas todas as quartas-feiras transmitidas pelo centro de mídias.

Últimas