Educação SP: Último dia para rematrícula e escolha do itinerário formativo

SP: Último dia para rematrícula e escolha do itinerário formativo

Estudantes da 1ª série do ensino médio da rede estadual precisam confirmar processo por meio da SED ou App Minha Escola

Termina nesta sexta (24) prazo para estudantes definirem itinerário formativo e rematrícula

Termina nesta sexta (24) prazo para estudantes definirem itinerário formativo e rematrícula

Agência Brasil

O prazo para os estudantes da 1ª série do ensino médio da rede estadual confirmem a rematrícula e definam o itinerário formativo a ser cursado no próximo ano letivo, termina nesta sexta-feira (24).

O processo é realizado por meio da SED (Secretaria Escolar Digital), e no aplicativo Minha Escola, onde é possível visualizar os itinerários formativos disponíveis nas escolas. Para os alunos que não fazem parte da rede de ensino, mas querem cursar a 2ª série do ensino médio no estado, pode comparecer às unidades do Poupatempo, conforme agendamento prévio.

A partir de 2022, a rede estadual de ensino vai ofertar as quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) em pelo menos dois aprofundamentos curriculares. Objetivo é aproximar os estudantes ao mercado de trabalho e ensino superior.

Em julho, mais de 376 mil estudantes da 1ª série da rede estadual manifestaram interesse, via SED, nos itinerários formativos mais atrativos, conforme interesse individual, entre as 11 possibilidades propostas de aprofundamento curricular, quatro das áreas do conhecimento, seis opções integradas e uma de formação técnica e profissional, via Novotec Expresso ou Novotec Integrado.

Os dois itinerários formativos com maior manifestação de interesse, considerando 1ª e 2ª opções, foram Linguagens e Ciências Humanas, com 80,2% das escolas (27,3% das turmas), e Matemática e Ciências da Natureza, em 71,7% das escolas (23,7% das turmas).

Em SP mais da metade dos alunos apoiam os itinerários formativos

O Ensino Médio de São Paulo começou a ser implementado em 2021 para todos os estudantes da 1ª série da rede de ensino estadual, com a Formação Geral Básica, alinhada à BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Ampliação das aulas semanais

A partir de 2022, a 2ª série do período diurno passará de 35 para 42 aulas. Enquanto isso, a 1ª série do noturno terá 33 aulas e a 2ª série 34 aulas (hoje, são 25). Em 2023, as 3ª séries também passam pela mudança. O diurno contará com 40 aulas e o noturno com 33 aulas. De acordo com a Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo), do ponto de vista do professor, todos terão a carga horária mantida e terão oportunidade de ampliá-la, por meio dos itinerários formativos.

Últimas