Enem 2021

Educação Unicamp e reaplicação Enem abrem maratona de provas neste domingo

Unicamp e reaplicação Enem abrem maratona de provas neste domingo

Estudantes que buscam uma vaga em uma universidade pública devem ficar atentos aos horários e ao que levar para os exames

Segunda fase da Unicamp e reaplicação do Enem abrem maratona de vestibulares do ano

Segunda fase da Unicamp e reaplicação do Enem abrem maratona de vestibulares do ano

Divulgação

A segunda fase do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual Paulista) deve ser aplicada neste domingo (9) e na segunda-feira (10). Já os participantes da reaplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) farão as provas neste domingo (9) e no próximo, dia 16. As provas abrem a maratona de vestibulares deste mês de janeiro.

Os canditatos que encaram a segunda fase da Unicamp devem levar documento com foto. A Comvest (Comissão Permanente para os vestibulares da Unicamp), responsável pela aplicação das provas, permite que o estudante leve canetas de cor preta em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso.

Todos os participantes devem usar máscara cobrindo o nariz e a boca, usar álcool em gel e manter o distanciamento.

A Comvest orienta que os estudantes cheguem com pelo menos uma hora de antecedência. Os portões abrem ao meio-dia (horário de Brasília) e fecham às 13h e candidatos só podem deixar o local de exame após as 15h. A prova tem duração de 5 horas.

A segunda fase é constituída de provas com questões dissertativas. As provas têm uma parte comum a todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em primeira opção (ciências biológicas/saúde; ciências exatas/tecnológicas, ciências humanas/artes). 

O resultado será divulgado no dia 14 de fevereiro.

Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será reaplicado nos dias 9 e 16 deste mês. A reaplicação é destinada aos isentos de 2020 que faltaram na prova devido a pandemia de Covid-19 e tiveram direito a isenção de taxa após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) e também é direcionada aos candidatos inscritos em 2021 que não puderam fazer a prova por apresentarem sintomas de Covid-19 ou outra doença contagiosa. Pessoas privadas de liberdade (Enem PPL) também realizam as provas nos próximos domingos.

Todos os participantes devem levar documento original com foto. Só é permitido o uso de caneta esferográfica de material transparente e tinta preta.

Os portões abrem ao meio-dia (horário de Brasília) e fecham pontualmente às 13h. No primeiro dia de exame, os participantes responderão a 90 questões de português e ciências humanas, além de produzir uma redação. O primeiro dia de provas será encerrado às 19h.

No segundo dia de exame, dia 16, os participantes responderão a 90 questões de matemática,  ciências exatas e da natureza. 

Últimas