Educação Unicamp recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular

Unicamp recebe pedidos de isenção de taxa para o vestibular

Interessados têm até o dia 8 de julho para fazer a solicitação. Instituição aguarda definição da data do Enem para reagendar as provas

Estudantes devem pedir isenção da taxa até o dia 8 de julho

Estudantes devem pedir isenção da taxa até o dia 8 de julho

LUCIANO CLAUDINO/ESTADÃO CONTEÚDO

A Unicamp abre as inscrições para o pedido de isenção da taxa de R$ 170 para o vestibular. Os interessados têm entre esta segunda-feira (22) e o dia 8 de julho fazer fazer a solicitação pela internet.  A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 27 de julho.

Devido à pandemia do novo coronavírus, as novas datas do vestibular serão divulgadas assim que forem definidas as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A isenção valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2021 quanto para a modalidade Enem-Unicamp 2021. Em caso de dificuldade para de conseguir os documentos junto às escolas,  os candidatos matriculados na rede pública do Estado de São Paulo poderão emitir documento (e converter em pdf) a partir do site https://sed.educacao.sp.gov.br/consultapublica/consulta.

Já os candidatos de escola pública de outros Estados e do Distrito Federal, poderão anexar (em pdf), declaração de que são estudantes da rede pública durante todo o ensino médio, conforme modelo na página da Comvest.

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), responsável pela aplicação das provas, orienta aos candidatos que anexaram a declaração deverão, no ato da inscrição, anexar o documento oficial (Histórico Escolar ou Declaração da escola).

Novidades

A Unicamp passa a aceitar, na comprovação de renda, o cadastro no CadÚnico do governo federal.  A Comvest passa a oferecer um número ilimitado de isenções na modalidade 2 (para funcionários Unicamp/Funcamp). E a isenção está sendo estendida para os cursos noturnos de Tecnologia, além das Licenciaturas. O Edital com todos os detalhes já está disponível na página da Comvest na internet.

Critérios

Para a isenção de taxa, os estudantes precisam se enquadrar em uma das três modalidades:

 1– para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio);

2– funcionários da Unicamp/Funcamp;

3– para aqueles que se candidatarem aos cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).

Os pré-requisitos são: ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação (não se aplica à modalidade 3) e já ter concluído ou concluir em 2020 o ensino médio. A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3.

As inscrições para o Vestibular Unicamp 2021 serão realizadas de 31 de julho a 8 de setembro. A taxa de inscrição é de R$ 170 reais e o pagamento poderá ser feito até o dia 10 de setembro.

Últimas