Educação Unicamp: termina hoje prazo para pedido da isenção de taxa

Unicamp: termina hoje prazo para pedido da isenção de taxa

Solicitação deve ser feita pela internet. Estudantes podem usar o CadÚnico do governo federal para a comprovação de renda

Primeira fase será aplicada em dois dias

Primeira fase será aplicada em dois dias

DENNY CESARE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Os interessados em prestar o vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) tem até as 23h59 (horário de Brasília) desta quarta-feira (8) para fazer o pedido de isenção da taxa, que é de R$ 170, pelo site.

Esta quarta-feira também é a data limite para que os interessados enviem os documentos pela internet. Para aqueles que tiverem dificuldades para obter esses documentos junto às escolas, os candidatos matriculados na rede pública de São Paulo podem pedir o histórico escolar e converter em PDF pelo site da Secretaria de Estado da Educação.  

Já os candidatos de escola pública de outros estados e do Distrito Federal poderão anexar (em pdf) declaração de que são estudantes da rede pública durante todo o Ensino Médio, conforme modelo na página da Comvest. Esses estudantes devem, no ato da inscrição no Vestibular Unicamp 2021 ou no Enem-Unicamp 2021, anexar o documento oficial (Histórico Escolar ou Declaração da escola).

O processo deste ano traz três novidades. Na modalidade 1, que exige comprovação de renda, a Comvest, responsável pela aplicação do exame, irá aceitar o cadastro no CadÚnico do governo federal, para que os candidatos não precisem anexar a documentação exigida. Outra novidade é que a Comvest vai oferecer um número ilimitado de isenções na modalidade 2 (para funcionários Unicamp/Funcamp). Já na modalidade 3, a novidade é que a isenção está sendo estendida para os cursos noturnos de Tecnologia, além das Licenciaturas. 

As isenções da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp são oferecidas em três modalidades:

1– para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio).

2– funcionários da Unicamp/Funcamp.

3– para aqueles que se candidatarem aos cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).

Os pré-requisitos são: ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação (não se aplica à modalidade 3) e já ter concluído ou concluir em 2020 o ensino médio. A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1 e um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3.

A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 27 de julho. 

O período de inscrições começa no dia 31 de julho e segue até 8 de setembro. A primeira fase da Unicamp será realizada com menos questões e aplicadas em dias diferentes para evitar aglomeração. 

De acordo com a Comvest, a primeira fase deve ser aplicada em dois dias do mês de janeiro de 2021 e as provas da segunda fase seriam realizadas em dois dias no mês de fevereiro. A definição dos dias depende da divulgação, pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), das datas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e também de uma reunião entre as universidades públicas paulistas, para que não haja coincidência de datas, possibilitando aos estudantes prestarem mais de um processo seletivo.

Últimas