Você está aqui: Página Inicial / Notícias

Notícias

Ministro da Educação recebe Haddad em Brasília e vê novas possibilidades de parceria com a Prefeitura de São Paulo

Mercadante aproveita para criticar gestão de Gilberto Kassab, atual prefeito da cidade

A- A+

O prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, fez questão de ir até o Ministério da Educação, em Brasília, nesta segunda-feira (29), agradecer aos funcionários que chefiou durante sete anos. Ele foi ministro entre 2005 e 2012, quando se afastou justamente para disputar as eleições.

Em um auditório lotado de servidores, Haddad se disse orgulhoso da equipe que coordenou e agradeceu o apoio que recebeu.

— Nada disso teria sido possível se não fosse a colaboração de vocês. Muito obrigado e continuem lutando por essa presidenta como vêm lutando.

O primeiro compromisso oficial de Haddad como prefeito eleito foi uma reunião com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Segundo ele, o objetivo é aproximar governos federal e municipal.

No Ministério da Educação, Fernando Haddad foi recebido pelo atual ministro, Aloizio Mercadante, que tomou posse assim que o antecessor se afastou. Mercadante declarou que a equipe da pasta está orgulhosa e otimista com as novas possibilidades de parceria.

— Finalmente vamos poder fazer as creches em São Paulo. São 174 creches que não foram construídas, R$ 250 milhões que eu esperava ter investido para as crianças de São Paulo.

Críticas

Mercadante, que perdeu o governo de São Paulo para Geraldo Alckmin (PSDB) nas eleições de 2010, fez críticas ao atual prefeito da cidade, Gilberto Kassab (PSD). Durante a recepção a Haddad, organizada no Ministério da Educação, Mercadante deu a entender que a parceria com a atual prefeitura não teve êxito.

O ministro citou números, como o do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) que tem mais 2 milhões de matrículas em todo o País e somente 35 mil na cidade de São Paulo. Mercadante espera que com um “prefeito com grande compromisso com a Educação” esses números possam ser mais expressivos.

Enem

O ministro Mercadante aproveitou a ocasião para falar sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será aplicado no próximo fim de semana, dias 3 e 4 de novembro. Ele lembrou que a prova foi reformulada e destacou o papel de Fernando Haddad, enquanto ministro, na reestruturação do exame.

— O primeiro Enem a gente nunca esquece. Toda a experiência anterior ajudou a gente a preparar esse novo Enem.

O ministro e Fernando Haddad almoçam juntos nesta segunda-feira e o prefeito eleito deve retornar ainda hoje para São Paulo.