Você está aqui: Página Inicial / Notícias

Notícias

Presidente do PT minimiza derrotas para PSB e diz que quer receber o PSD, de Gilberto Kassab

Rui Falcão afirmou que partido perdeu para um "aliado"

A- A+

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, minimizou nesta segunda-feira (29) as derrotas do partido nas eleições municipais deste ano para o aliado nacional PSB, que rachou com os petistas em cidades importantes, como as capitais Fortaleza (CE) e Cuiabá (MT). Segundo Falcão, as derrotas foram para "um aliado". O presidente, que reuniu a imprensa no diretório nacional do PT, voltou a acenar para o PSD, do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.

Na capital do Ceará, o socialista Roberto Claudio derrotou Elmano de Freitas (PT), mesmo resultado de Cuiabá, onde Lúdio Cabral (PT) perdeu para Mauro Mendes (PSB). Segundo Falcão, "antes até do primeiro turno, as eleições municipais fragmentam" a base aliada nacional "porque cada partido quer crescer".

- Nós perdemos para um aliado, não vejo maiores consequências nisso. Não perdemos para a oposição.

O presidente afirmou que, para as eleições de 2014, a primeira tarefa é manter a coligação que já apóia a presidente Dilma Rousseff no Congresso e emplacar novas alianças, como a inclusão do PSD, de Kassab.

- Se vier o PSD todo será muito bem vindo.

Falcão negou que o PT tenha marcado uma reunião para terça-feria (30) com a cúpula do PSD a fim de articular apoio à administração do candidato vitorioso na capital paulista, Fernando Haddad.

Leia mais notícias no R7 Eleições

- Os companheiros do partido e o Haddad é que vão articular a transição , mas e evidente que qualquer  prefeito eleitor vai buscar maioria [na Câmara] com base em princípios e projetos.