87 urnas eletrônicas são substituídas no Distrito Federal, segundo TRE
Durante o dia, quatro detenções foram realizadas pela polícia
Eleições 2014|Do R7
O 2º turno das Eleições 2014 ocorre de forma tranquila no Distrito Federal. Até as 14h30 deste domingo (26), dia em que os eleitores do DF escolhem o novo governador do DF e o próximo presidente da República, 87 urnas precisaram ser substituídas, segundo o TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do DF). O número corresponde a 1,33% do equipamento utilizado nas sessões, que é de 6.500.
Quatro pessoas foram detidas, sendo duas por boca de urna, em Ceilândia e Núcleo Bandeirante (DF), uma por propaganda irregular e uma por desacato à autoridade em Sobradinho (DF). A que foi detida por propaganda irregular foi liberada da delegacia.
No Sudoeste, dois carros foram guinchados com propaganda irregular. Eles estavam estacionados no local e foram transformados em uma espécia de outdoor. Ninguém estava nos veículos e não houve prisão.
De acordo com o TRE-DF, o eleitor deve demorar 40% do tempo para votar em relação ao primeiro turno. Os aparelhos de leitura biométrica que apresentaram defeito no primeiro turno foram substituídos.
No 1º turno, eleitores do DF chegaram a ficar até duas horas na fila para votar. O problema maior aconteceu em Águas Claras, maior zona eleitoral do DF. Houve atraso no fechamento de algumas seções, que ainda tinham filas após as 17h, horário de término das votações.
O Distrito Federal conta com 7.600 urnas, sendo 6.500 para votação e o restante para voto em trânsito e justificativa de voto. São 21 zonas eleitorais com 6.452 seções eleitorais em 599 locais de votação. A maior zona eleitoral é em Águas Claras com 448 seções e 127.357 eleitores.
Seções adaptadas para eleitores com mobilidade reduzida
Das 6.452 seções no DF, 97 são adaptadas para atender eleitores com mobilidade reduzida e portadores de necessidades especiais. 9.959 eleitores se cadastraram até o dia 7 de maio como PNE.
