Eleições 2014 Conheça o candidato à Presidência Zé Maria (PSTU)

Conheça o candidato à Presidência Zé Maria (PSTU)

Socialista ataca adversários, colocando-se como a única alternativa real nas eleições

Conheça o candidato à Presidência Zé Maria (PSTU)

José Maria disputará eleição com campanha focada no socialismo

José Maria disputará eleição com campanha focada no socialismo

Reprodução/Facebook

Candidato pela quarta vez à Presidência da República, candidato José Maria de Almeida levará mais uma vez as ideias do PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) para a Eleições nacionais. Com o lema "contra burguês, vote 16!", Zé Maria, como é conhecido, terá uma campanha focada no socialismo e com foto nos trabalhadores com renda mais baixa do que a média geral.

Fundou o PSTU no começo da década de 1990 também após divergências com o PT. Sua corrente ideológica, a Convergência Socialista, foi expulsa do partido por defender a campanha do "Fora Collor".

Segundo Zé Maria, a direção do Partido dos Trabalhadores acreditava que a imagem do ex-presidente iria se desgastar até 1994, garantindo a eleição de Lula naquele ano. Por não concordarem com isso, acabaram saindo do partido.

Leia mais notícias de Eleições 2014

Dois anos depois da crise, fundou o PSTU, em 1994. Do interior de São Paulo, Zé Maria costuma se colocar como alternativa aos outros candidatos. Em 2010, declarou que Marina Silva, tida como uma terceira via política, também seria apenas mais do mesmo.

A primeira vez que concorreu ao Planalto foi em 1998. Em 2006 chegou a ser cotado para ocupar a vaga de vice na chapa de Heloísa Helena (PSOL). No entanto, as duas legendas não entraram em acordo e o PSOL optou por uma chapa puro-sangue.

Para seu plano de governo, foram separadas 16 propostas, o mesmo número do partido nas urnas. Em primeiro lugar, Zé Maria defende o rompimento com a dívida pública e a estatização do sistema financeiro.

Em outro ponto polêmico, é defendida a anulação do leilão do Pré-sal, defendendo que a Petrobras seja 100% estatal. Esse movimento, inclusive, contou com o apoio de seu partido durante as manifestações nas ruas.

    Access log