Agnelo diz que coligação ainda vai definir quem apoiar no segundo turno no DF
Em carta e pronunciamento, governador agradeceu eleitores e reconheceu derrota
Distrito Federal|Do R7
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT) reconheceu a derrota no primeiro turno das eleições deste domingo (5) e disse que a sua coligação ainda vai definir quem vai apoiar no segundo turno. Agnelo era candidato à reeleição, mas ficou de fora do segundo turno, atrás de Rodrigo Rollemberg (PSB), com 45,23% dos votos válidos e Jofran Frejat (PR) com 27,97%.
— Os partidos [da coligação Respeito por Brasília] vão se reunir para tomar a decisão sobre quem apoiar no segundo turno da eleição.
O governador teve 20,07% dos votos.
Em carta, divulgada em coletiva de imprensa, Agnelo disse ter consciência da escolha da população por um projeto diferente. Agradeceu eleitores, a família e os companheiros de partido.
— Aceito este resultado com humildade dos que têm a consciência tranquila e com a certeza de que fiz um bom combate, na defesa de um projeto que não era pessoal, mas coletivo.
O governador disse ainda estar convicto de que deixa o DF melhor do que encontrou.
— Estou convicto de que fiz o meu melhor. E deixo o DF melhor, muito melhor do que recebi.
Leia abaixo a íntegra da carta:
Carta aos Brasilienses
Meus amigos, minhas amigas.
Escrevo estas linhas com a apuração dos votos nas urnas já concluída. A esta altura, tenho a consciência de que os eleitores decidiram por um projeto de governo diferente do que estávamos construindo.
Aceito este resultado com a humildade dos que tem a consciência tranquila e com a certeza de que fiz um bom combate, na defesa de um projeto que não era pessoal, mas coletivo.
Nos últimos anos, aprendi na prática a enfrentar imensos desafios. Busquei recursos técnicos, recorri ao apoio e à solidariedade dos que caminharam comigo para enfrentar e vencer muitos desses desafios. Fizemos muito, mas reconheço, muito ainda precisa ser feito.
Mas eu lhes digo, tudo o que fizemos até aqui foi feito com seriedade e respeito, e tinha por objetivo virar uma página ruim da nossa história, assegurar o resgate da dignidade da nossa população e repor Brasília no caminho da normalidade. Por esse prisma, não tenho dúvidas que cumpri bem o meu papel.
Estou convicto de que fiz o meu melhor. E deixo o DF melhor, muito melhor do que recebi. Ao meu sucessor, quem quer que seja, desejo que tenha persistência e que seja destemido para enfrentar o que ainda não teve a solução que queríamos. Ao povo do Distrito Federal, agradeço a confiança que mereci e o carinho daqueles que saíram de suas casas hoje para dizer que estavam conosco, apesar de tudo.
Tenham a certeza de que vou concluir a missão que recebi com zelo, dedicação e muito mais responsabilidade ainda. Agradeço à minha família o apoio que nunca me faltou e aos meus companheiros, pela caminhada. Por fim, agradeço a Deus pela proteção e a fé em que sempre me apoiei e que me permitiu chegar até aqui. Obrigado. Vamos em frente.
Agnelo Queiroz
Governador DF
Brasília 05 de outubro de 2014.