Logo R7.com
RecordPlus
Eleições 2014

Derrotado no 1º turno, governador Agnelo Queiroz cumprimenta Rollemberg pela vitória no Distrito Federal

Frejat parabenizou o governador eleito e disse que não fará oposição ao novo governo

Distrito Federal|Do R7

  • Google News
Rollemberg foi eleito governador do DF com 55,5% dos votos válidos
Rollemberg foi eleito governador do DF com 55,5% dos votos válidos

O governador Agnelo Queiroz (PT) ligou ao governador eleito Rodrigo Rollemberg (PSB) para dar parabéns pela vitória e desejar boa sorte. De acordo com a nota oficial, Agnelo disse que ele e o GDF (Governo do Distrito Federal) estão à disposição para dar as informações durante o governo de transição.

Rollemberg foi o primeiro a ser confirmado eleito no segundo turno das Eleições 2014. Ele teve 55,5% dos votos válidos contra 44,44% de seu adversário Jofran Frejat (PR), que substituiu José Roberto Arruda na reta final da campanha eleitoral.


Frejat parabenizou o governador eleito e disse que não fará oposição ao novo governo. Frejat disse que vai fiscalizar o trabalho de Rollemberg e apoiar as ações que julgar positivas. O candidato agradeceu os votos que recebeu e lembrou que teve apenas 40 dias de campanha, tempo insuficiente para ir a todos os locais do DF, o que ele lamentou.

O deputado federal e ex-candidato a governador do Distrito Federal, Luiz Pitiman (PSDB), informou que às 20h iria cumprimentar o governador eleito na casa de espetáculos na Vila Planalto, região central de Brasília, onde ocorre a festa de comemoração da vitória de Rollemberg. 


Leia mais notícias no R7 

O senador Rollemberg começou a campanha em 3º lugar nas pesquisas e assumiu a liderança desde a desistência do ex-governador Arruda, em 13 de setembro, que teve a candidatura impugnada com base na Lei da Ficha Limpa. Apesar de variação e uma ligeira queda nas pesquisas durante a campanha para o 2º turno, o candidato do PSB sempre se manteve na liderança das pesquisas.


A proposta de Jofran Frejat da tarifa de ônibus a R$ 1 a partir de 1º de janeiro de 2015 foi apontada como o principal motivo para que o candidato do PSB caísse nas pesquisas nas últimas semanas, mas não foi suficiente para garantir a vitória a Frejat.

Em resposta a Frejat, Rollemberg destacou sua proposta de tarifa única, ou bilhete único, que consta em seu plano de governo desde o início de sua campanha.


No 1º turno, Rollemberg teve 45,23% dos votos válidos e Jofran Frejat (PR) ficou em segundo lugar com 27,97%. A diferença foi de aproximadamente 264 mil votos. O atual governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), que ficou em terceiro lugar no 1º turno.

Rollemberg foi eleito senador em 2010 na chapa do atual governador. O PSB teve a secretarias e outros cargos nos dois primeiros anos do governo do PT no DF. Após a derrota nas urnas, no entanto, Agnelo não manifestou apoio a nenhuma das chapas que concorriam neste domingo. A chapa de Rollemberg - Somos todos Brasília - é formada por PSB, SD, PDT e PSD. Para o segundo turno, Rollemberg teve apoio também do PRP, PSDB, PV e PPS.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.