Logo R7.com
RecordPlus
Eleições 2014

Jofran Frejat teria mais apoio na Câmara Legislativa do DF que Rodrigo Rollemberg

Jofran já conquistou seis dos 24 deputados eleitos, contra três conquistados por Rollemberg

Distrito Federal|Myrcia Hessen, do R7

  • Google News
Alguns partidos ficaram de definir posição na próxima semana
Alguns partidos ficaram de definir posição na próxima semana

O candidato ao governo do Distrito Federal Jofran Frejat (PR) já conseguiu apoio de partidos de seis dos 24 deputados distritais eleitos para exercer o mandato na Câmara Legislativa a partir do ano que vem. Até o momento, seu concorrente Rodrigo Rollemberg (PSB) conquistou o apoio de apenas dois partidos com representatividade na casa: o SD e o PDT, que juntos conseguiram elegeram três deputados.

A coligação União e Força, de Jofran Frejat, conta com os partidos PTB, PR, DEM, PRTB e PMN. Agora, o candidato conseguiu integrar ainda o PHS, PEN e PTdoB. O PRP e o PSDC declararam apoio a Frejat ainda no primeiro turno das eleições. Já Rollemberg, faz parte da coligação Somos Todos Brasília, que tem o PSB, o SD, o PDT e o PSD. Recentemente, Rollemberg conseguiu ainda o apoio do PPS.


Segundo o coordenador de campanha de Rodrigo Rollemberg (PSB), Hélio Doyle, o candidato tem ligado para distritais eleitos a fim de se colocar “à disposição”, mas sem a negociação de cargos políticos. Alguns partidos ficaram de definir apoio na próxima semana, a exemplo do PV e do PSDB, que juntos têm três deputados distritais eleitos, o que poderia aumentar a força de Rodrigo Rollemberg em um possível governo.

Leia mais notícias no R7 DF


Próxima semana será decisiva para definições de apoios no 2º turno no DF

O PT-DF e o PMDB declararam na última quinta-feira (9) que não apoiarão nenhum dos dois candidatos, já que ambos preferiram dar palanque para o candidato Aécio Neves (PSDB) em âmbito nacional. Os dois partidos juntos elegeram sete dos 24 deputados distritais.


— Nosso projeto não passou para o segundo turno. O eleitor fez uma opção por dois projetos que estão hoje colocados, das candidaturas do Frejat e do Rollemberg, e vai ficar livre para discutir essas duas candidaturas. O PT, neste momento, diz que fica neutro e vai focar no projeto nacional, declarou o presidente da legenda no DF, Roberto Policarpo.

Para o consultor e analista político Marcelo Morais, o momento é de “barganha” entre os partidos políticos que, muitas vezes, esquecem sua ideologia para buscar uma vaga no governo do DF nos próximos quatro anos.

— Agora é momento de negociação. Os partidos que ficaram de fora do segundo turno vão buscar espaço com os partidos que estão disputando a vaga para governar o DF nos próximos quatro anos. Determinados partidos vêm conversando com as duas legendas, demonstrando falta de ideologia, só procurando espaço, mas a tendência é que nos próximos dias, não pode demorar muito, eles terão que se decidir.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.