PSDB-DF anuncia apoio ao candidato Rodrigo Rollemberg
No primeiro turno, o deputado Luiz Pitiman disputava o pleito pelo partido
Distrito Federal|Myrcia Hessen, do R7

O PSDB-DF anunciou nesta terça-feira (14) que vai apoiar a candidatura de Rodrigo Rollemberg (PSB) no segundo turno das eleições. A decisão da executiva local da legenda aconteceu por unanimidade durante reunião entre os dirigentes, em Brasília.
Logo após o anuncio, Rollemberg agradeceu a confiança e declarou que o PSDB-DF ajudará a inaugurar “um novo tempo nas relações políticas” do Distrito Federal.
— Precisamos inaugurar um novo tempo nas relações políticas, acabando com o loteamento de governo e fazendo um governo de metas com resultados. Brasília precisa voltar a ser referência em políticas públicas inovadoras, contamos com o PSDB para isso. Recebo o apoio com alegria.
Questionado se houve negociação de cargos para conseguir o apoio do PSDB, Rollemberg é enfático: “não”. Segundo ele, seu plano de governo foi construído com a ajuda da população, ouvindo suas queixas e, se eleito, o Governo do DF será movido pela transparência – respeitando a ética política – e tudo foi aceito pelo PSDB.
O deputado federal Luiz Pitiman (PSDB) afirmou durante o evento que não poderia se omitir no segundo turno da disputa eleitoral. Segundo ele, o partido fez questão de debater suas propostas no primeiro turno, mas agora é hora de mostrar quem melhor conseguirá traduzir essas ideias no governo do DF.
— Debatemos em todos os locais do DF, durante o primeiro turno, uma gestão de qualidade, de resultados para a população. Trabalhamos pela mudança dos costumes políticos e, neste momento difícil e de decisão, optamos por quem melhor pode traduzir isto em Brasília e ajudar a construir também um Brasil junto com Aécio Neves. Após ouvir os candidatos a distritais, federais e a executiva do partido concluímos Rodrigo Rollemberg 40 aqui e continuamos 45 pelo Brasil.
Rollemberg
Rodrigo Rollemberg foi o candidato mais votado no primeiro turno, com 45,23% dos votos válidos. Jofran Frejat (PR), seu concorrente, ficou em segundo lugar com 27,97%. A diferença é de cerca de 264 mil votos. Os dois disputam agora o segundo turno das eleições.
Rollemberg nasceu em 1959, no Rio de Janeiro, mas veio de família sergipana. Ele é um dos 14 filhos do ex-ministro e ex-deputado federal Armando Leite Rollemberg e Teresa Sobra Rollemberg. O candidato se mudou com a família para Brasília em 1960 e diz ter feito da cidade "o seu novo lar". Formado em história pela UnB (Universidade de Brasília), ele entrou no PSB em 1990 e nunca mais saiu. Esta é a segunda vez que Rollemberg tenta se eleger governador do DF.
