TRE apreende 35 toneladas de propaganda política irregular no DF
Os candidatos identificados serão multados por descumprimento da lei eleitoral
Distrito Federal|Do R7
O TRE – DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal) apreendeu 35 toneladas de material eleitoral irregular desde as 22h desta sábado (4), quando a divulgação de material de campanha é proibida por lei. Os santinhos, faixas e cartazes apreendidos foram levados para dois galpões da Justiça Eleitoral, em Taguatinga (DF) e em Ceilândia (DF).
Desde o início da campanha eleitoral, em agosto, o TRE-DF apreendeu 350 toneladas de produtos de candidatos, o que significa que as apreensões deste domingo representam 10% do total. Após as apreensões, os materiais são identificados e os candidatos multados por descumprimento da lei eleitoral.
Urnas
O tribunal substituiu120 urnas biométricas até as 16h deste domingo (5). Segundo o tribunal, em todos os casos os equipamentos apresentaram problemas na leitura das digitais dos eleitores. Até o momento, não há registro de troca de substituição de urnas eletrônicas por votação em cédulas de papel.
A Justiça eleitoral no DF tem 640 urnas eletrônicas disponíveis para substituição em caso de falhas. No total, são 6,4 mil aparelhos disponíveis para atender a 1,8 milhão de eleitores aptos a votar em todo o Distrito Federal.