Votação no segundo turno no DF deve ter filas menores, diz TRE
Estimativa é que eleitor gaste 40% do tempo em relação ao primeiro turno
Distrito Federal|Do R7

Na votação para o segundo turno das eleições 2014, neste domingo, o eleitor deve demorar 40% do tempo para votar em relação ao primeiro turno. É o que espera o TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal). A redução é esperada porque o eleitor terá de votar apenas em dois candidatos, para os cargos de governador e presidente da República.
Segundo o TRE-DF, os aparelhos de leitura biométrica que apresentaram defeito no primeiro turno foram substituídos. A expectativa é de que as filas, causadas pela demora no reconhecimento biométrico, diminua.
No primeiro turno, no último dia 5, além de ter que votar em cinco candidatos os eleitores enfrentaram problemas nos leitores biométricos das urnas. Esta foi a primeira votação com biometria no DF. Um dos motivos, segundo o TRE-DF, foi o posicionamento dos dedos. Outro ponto que pode atrapalhar e causar demora é que alguns eleitores possuem falhas nas digitais.
Com isso, eleitores do DF chegaram a ficar até duas horas na fila para votar. O problema maior aconteceu em Águas Claras, maior zona eleitoral do DF. Houve atraso no fechamento de algumas seções, que ainda tinham filas após as 17h, horário de término das votações.
O tribunal reconheceu que o sistema de biometria é de difícil interpretação e que nas primeiras horas de votação do primeiro turno muitos eleitores tiveram problemas pois a digital não foi reconhecida. Alguns chegaram a fazer oito tentativas e precisaram votar pelo sistema antigo, sem o uso da biometria, assinando um documento. No primeiro turno, 219 urnas tiveram que ser trocadas em função dos problemas com o leitor biométrico.
O Distrito Federal conta com 7.600 urnas, sendo 6.500 para votação e o restante para voto em trânsito e justificativa de voto. São 21 zonas eleitorais com 6.452 seções eleitorais em 599 locais de votação. A maior zona eleitoral é em Águas Claras com 448 seções e 127.357 eleitores.
Urnas prontas
O TRE-DF encerrou nesta quinta-feira (23) o processo de carga e lacração de 6.452 urnas a serem usadas no segundo turno. A carga consiste em inserir nas máquinas os nomes, dados e fotos dos candidatos – dois à Presidência da República e dois ao Governo do DF. As informações dos eleitores também vão para as urnas. Já a lacração significa que a urna está pronta para ser transportada para um dos 599 postos de votação.
