Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Eleitores de 16 cidades brasileiras voltam às urnas hoje para eleger prefeitos

Candidatos eleitos nesses municípios em 2012 tiveram candidatura rejeitada pela Justiça

Eleições 2014|Do R7

Cerca de 144 mil pessoas voltam às urnas em 16 cidades do País hoje
Cerca de 144 mil pessoas voltam às urnas em 16 cidades do País hoje Cerca de 144 mil pessoas voltam às urnas em 16 cidades do País hoje

Mais de 140 mil eleitores brasileiros voltam às urnas neste domingo (7) para escolher prefeitos e vice-prefeitos de 16 cidades, de acordo com o TSE (Tribunal Superior de Justiça). Os novos pleitos foram necessários porque houve anulação da eleição realizada em outubro de 2012 nesses municípios.

Os candidatos que venceram nessas cidades ganharam a eleição, mas tiveram seus registros de candidatura rejeitados pela Justiça.

Os eleitores precisam ir às urnas nas seguintes cidades: Pedra Branca do Amapari (AP), Muquém do São Francisco (BA), Diamantina (MG), Cachoeira Dourada (MG), São João do Paraíso (MG) e Biquinhas (MG), Joaquim Távora (PR), Caiçara do Rio do Vento (RN), Serra do Mel (RN), Triunfo (RS), Fortaleza dos Valos (RS), Sobradinho (RS), Tucunduva (RS), Eldorado (SP), Coronel Macedo (SP) e Fernão (SP).

Leia mais notícias de Brasil e Política

Publicidade

De acordo com o Código Eleitoral, caso haja a anulação de mais de 50% dos votos, novas eleições devem ser marcadas pelos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais, no prazo de 20 a 40 dias a partir da decisão judicial que determinou a referida anulação.

Além disso, segundo resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a Justiça deve agendar essas eleições para o primeiro domingo de cada mês.

Publicidade

Até que os novos prefeitos e vices eleitos assumam suas funções, as prefeituras desses municípios estão sendo comandadas pelos presidentes das respectivas câmaras de vereadores.

Após o pleito de outubro de 2012, já foram realizadas novas eleições em dez cidades brasileiras: Guarapari (ES), Novo Hamburgo (RS), Eugênio de Castro (RS), Balneário Rincão (SC), Campo Erê (SC), Criciúma (SC), Tangará (SC), Camamu (BA), Bonito (MS) e Sidrolândia (MS).

Publicidade

Amapá

Nas eleições de Pedra Branca do Amapari, no centro-oeste do Estado, cerca de 8.200 eleitores vão às urnas para eleger os novos prefeito e vice da cidade. 

Bahia

Pouco mais de 8.500 eleitores de Muquém do São Francisco, cidade que fica a cerca de 700 quilômetros de Salvador, retornam às urnas hoje. Disputam a eleição os candidatos Márcio Cesare Rodrigues Mariano (PP), que tem como vice Jurandir Alves de Barros, e Evandro dos Santos Guimarães (PT), com a vice Gilmaria Rios Pereira.

Minas Gerais

O Estado tem quatro cidades com eleição hoje. Em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, 35.414 eleitores decidem a disputa entre três candidatos. Em Cachoeira Dourada, localizada no Triângulo Mineiro, dois candidatos disputam os votos de 2.049 eleitores.

Em Biquinhas, no Centro-Oeste do Estado, quase 3.000 pessoas escolhem entre dois candidatos. Por fim, São João do Paraíso, localizado no sudoeste do Estado, tem dois candidatos disputando o pleito.

Paraná

Em Joaquim Távora, Gelson Mansur Nassar (PSDB) e Emílio Calil Neto (DEM) lutam pelos votos dos 8.201 eleitores.

Rio Grande do Norte

Duas cidades do Estado, com 14.221 eleitores no total, têm eleições hoje: Caiçara do Rio do Vento e Serra do Mel. Na primeira, 5.154 eleitores vão escolher entre os candidatos Conceição de Maria Gomes Lisboa Rocha (DEM) e Arnaldo Aciole de Lima (PMDB).

Já em Serra do Mel, 9.067 eleitores vão às urnas para eleger os novos representantes do município. Fabio Bezerra de Oliveira (PMDB) e Francisca Rodrigues Costa (PT) são os candidatos.

Rio Grande do Sul

Em Triunfo, Mauro Poeta (PMDB), Lino Viegas (PDT), Juvandir Pinheiro (PP) e Valdair Kuhn (PSB) são os candidatos à Prefeitura da cidade, que tem 23.019 eleitores. Em Fortaleza dos Valos, os 3.935 eleitores voltam às urnas hoje.

Os dois candidatos que concorrem à Prefeitura de Sobradinho, situado na chamada Região Centro-Serra do Estado, disputam os votos de 11.110 eleitores. Por fim, em Tucunduva, que fica a 525 quilômetros de Porto Alegre, 4.872 eleitores voltam às urnas, segundo dados do TSE de janeiro deste ano.

São Paulo

Em Eldorado, que tem 11.916 eleitores, cinco candidatos lutam pela aprovação para a Prefeitura. Em Coronel Macedo, no sudoeste do Estado, a cerca de 300 quilômetros da capital São Paulo, 4.413 eleitores votam hoje. Por fim, em Fernão, 1.574 eleitores vão decidir entre duas chapas para a Prefeitura da cidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.