Espera em fila chega a quase duas horas no DF e votação pode se estender até 20h, diz TRE
Eleitor precisa entrar até 17h, mas deve esperar dentro dos colégios
Eleições 2014|Do R7

Todos os colégios eleitorais serão fechados às 17h deste domingo (5), mas o eleitor que deixar para a última hora pode ficar até 20h nas filas de suas seções, principalmente em Águas Claras, maior colégio eleitoral do DF. A informação é do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), que disse que também que os números do DF só devem começar a ser divulgados por volta das 22h deste domingo.
O TRE constatou que uma urna eletrônica deu problema, em Águas Claras, e foi substituída. O Tribunal reconheceu que o sistema de biometria é de difícil interpretação e que nas primeiras horas de votação, muitos eleitores tiveram problemas pois a digital não está sendo reconhecida. Mesmo assim, após oito tentativas, o eleitor pode votar pelo sistema antigo, assinando o documento.
A economista Nilma Lima, de 58 anos, ficou uma hora e 30 minutos na fila na Uniplan, em Águas Claras, e se irritou com a demora. Segundo ela, até os eleitores considerados preferenciais enfrentaram longas filas.
Segundo o TRE, a demora era esperada por ser a primeira vez em que todos votam pela biometria.
O Distrito Federal conta com 7.600 urnas, sendo 6.500 para votação e o restante para voto em trânsito e justificativa de voto. São 21 zonas eleitorais com 6.452 seções eleitorais em 599 locais de votação. A maior zona eleitoral é em Águas Claras com 448 seções e 127.357 eleitores.
