Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ibope aponta Dilma oito pontos à frente de Marina

Presidente tem 39%, e ex-senadora, 31%; última pesquisa Ibope indicava diferença de 4 pontos

Eleições 2014|Bruno Lima, do R7, em Brasília

Ibope confirma empate técnico entre Dilma e Marina no 2º turno
Ibope confirma empate técnico entre Dilma e Marina no 2º turno Ibope confirma empate técnico entre Dilma e Marina no 2º turno

A presidente Dilma Rousseff tem 39% das intenções de voto na corrida presidencial, segundo pesquisa Ibope divulgada na manhã desta sexta-feira (12) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). Em segundo lugar na pesquisa, a ex-senadora Marina Silva tem 31%, e é seguida pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), que aparece com 15%.

O levantamento aponta ainda um percentual de 8% de votos brancos e nulos — outros 5% dos entrevistados não sabem em quem votar ainda ou não responderam. 

O Ibope entrevistou 2.202 pessoas entre os dias 5 e 8 de setembro em 144 municípios. A pesquisa foi contratada pela CNI e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00593/2014.

Na última pesquisa realizada pelo Ibope, contratada pelo jornal O Estado de S.Paulo e pela Rede Globo e divulgada no começo do mês, Dilma estava com 37%, enquanto a candidata do PSB tinha 33% das intenções de voto — ou seja, a diferença entre as duas subiu quatro pontos e chegou a oito. Aécio permaneceu com os mesmos 15% desde a última pesquisa.

Publicidade

Avaliação positiva do governo Dilma sobe de 31% para 38%, diz Ibope

Leia mais sobre Eleições 2014

Publicidade

No cenário de segundo turno entre Dilma e Marina, a pesquisa registrou empate técnico, com 43% para Marina e 42% para Dilma. O resultado confirma as últimas pesquisas de intenção de voto sobre a corrida presidencial. Na última quarta-feira (10), pesquisa Datafolha também apontava empate técnico entre as duas candidatas no segundo turno. O mesmo resultado foi apontado por pesquisa CNT/MDA um dia antes.

Na simulação no segundo turno entre os candidatos Aécio e Dilma, a presidente venceria as eleições com 48% dos votos eo senador tucano ficaria com 33%. No cenário da disputa entre Aécio e Marina, a ex-ministra do Meio Ambiente ganharia a disputa com 51% dos votos contra 27%. 

Publicidade

Rejeição

A pesquisa aponta que Dilma tem a maior taxa de rejeição — baseada no percentual dos que disseram que não votam nela de jeito nenhum. No caso da presidente, 42% não votaruam em Dilma de forma nenhuma. Aécio aparece em segundo no quesito rejeição, com 35%. Marina é a terceira, com 26%.

De acordo com o gerente-executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, há uma melhora geral na avaliação do governo em relação à junho.

— Na questão eleitoral, os dados acompanham o resultado das últimas pesquisas que foram divulgadas, mostrando uma certa estabilidade. Você vê a presidente Dilma bastante estável, no mesmo patamar que ela estava há cerca de dois meses. A candidata Marina também. E o candidato Aécio Neves foi o que mais perdeu os percentuais quando a Marina entrou na disputa. Mas, nas últimas duas pesquisas realizadas pelo Ibope, [Aécio] manteve na mesma posição.

De acordo com Fonseca, uma grande parte dos indecisos (que estão em 5%) também respondeu que considera o atual governo como regular ou ruim. O analista diz que "as pessoas mudam de opinião" e "qualquer fato político, qualquer propaganda nova, as pessoas podem mudar de ideia".

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Você assiste ao horário eleitoral? Veja como os eleitores escolhem seus candidatos:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.