Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Para Dilma, reportagem da revista é “criminosa” e “ato de terrorismo eleitoral”

Edição da Veja traz suposto depoimento que ligaria Dilma e Lula à corrupção na Petrobras

Eleições 2014|Do R7

A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, afirmou nesta sexta-feira (24) que as novas denúncias de corrupção na Petrobras, divulgadas pela revista Veja, são “criminosas” e correspondem a um “ato de terrorismo eleitoral”. Para a presidente, que prometeu levar o caso à Justiça, a publicação não tem provas das acusações e "excedeu todos os limites da decência".

De acordo com a reportagem de Veja — que antecipou sua circulação de sábado para sexta-feira (24), a dois dias do segundo turno —, o doleiro Alberto Youssef teria afirmado, em depoimento à Polícia Federal e ao Ministério Público em Curitiba, que Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teriam total conhecimento do esquema de corrupção na estatal.

A campanha petista usou quase todo o horário eleitoral de hoje na TV para questionar a reportagem e a revista. Mostrando capas antigas da revista contra o PT, um locutor diz que, na eleição de 1998, a publicação "usou o MST como pretexto para aterrorizar os eleitores. A mesma tática do medo também foi usada na eleição de 2002. Denúncias que nunca foram comprovadas também sempre fizeram parte do cardápio de Veja. Assim como os ataques gratuitos e preconceituosos contra o PT e o governo. A tática do medo voltou com força total na campanha de 2006. Em 2010, ano de eleição de Dilma, o velho truque de amedrontar os eleitores foi repetido várias e várias vezes. [...] E assim [a revista] escreve uma das mais tristes e lamentáveis histórias do jornalismo brasileiro”. 

Já Dilma destaca, mais de uma vez, que a revista não tem provas das informações e que, assim como em outras eleições, tenta utilizar reportagens contra o partido para “confundir o eleitor”.

Publicidade

— Não posso me calar frente a esse ato de terrorismo eleitoral articulado pela revista veja e seus parceiros ocultos. Uma atitude que envergonha a imprensa e agride a nossa tradição democrática. Sem apresentar nenhuma prova concreta e, mais uma vez, baseando-se em supostas declarações de pessoas do submundo do crime, a revista tenta envolver diretamente a mim e ao presidente Lula nos episódios da Petrobras, que estão sob investigação.

Para a presidente, "hoje a revista excedeu todos os limites da decência e da falta de ética".

Publicidade

— A revista comete esta barbaridade, esta infâmia, contra mim e Lula, sem apresentar a mínima prova. Isso é um absurdo. Isso é um crime.

Segundo Dilma, "é mais do que clara a intenção malévola da Veja de interferir de forma desonesta e desleal no resultado das eleições".

Publicidade

— Como das outras vezes e em outras eleições, Veja irá fracassar em seu intento criminoso. A univa diferença é que dessa vez ela não ficará impune. A Justiça livre desse país seguramente vai condená-la por este crime.

As novas denúncias

A edição da revista Veja que entrou em circulação nesta sexta traz um novo depoimento do doleiro Alberto Youssef, que, desde o fim de setembro, presta depoimentos à PF e ao Ministério Público após firmar acordo de delação premiada.

Apontado pela PF como chefe de um esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado ilegalmente R$ 10 bilhões, Youssef teria dito em depoimento que a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teriam total conhecimento do esquema de corrupção na Petrobras

“Como faz desde o dia 29 de setembro, [Youssef] sentou-se ao lado de seu advogado, pôs os braços sobre a mesa, olhou para a câmera posicionada à sua frente e se colocou à disposição das autoridades para contar tudo o que fez, viu e ouviu enquanto comandou um esquema de lavagem de dinheiro suspeito de movimentar 10 bilhões de reais”, descreve a revista na reportagem. Ao ser questionado sobre o envolvimento do governo federal no esquema de corrupção, o doleiro teria dito:

— O Planalto sabia de tudo!

“Mas quem no Planalto?”, teria sido questionado.

— Lula e Dilma.

O advogado de Youssef, Antonio Figueiredo Basto, disse em entrevista ao jornal O Globo que o doleiro prestou depoimento à Polícia Federal de Curitiba na última terça-feira, mas disse não ter conhecimento da informação citada pela revista.

— Eu nunca ouvi nada que confirmasse isso [que Lula e Dilma sabiam do esquema de corrupção]. Não conheço esse depoimento, não conheço o teor dele. Estou surpreso.

Basto afirma ainda que Youssef prestou muitos depoimentos no mesmo dia e que o doleiro estava acompanhado de advogados de sua equipe.

— Conversei com todos da minha equipe e nenhum fala isso. Estamos perplexos e desconhecemos o que está acontecendo. É preciso ter cuidado porque está havendo muita especulação.

Em depoimento prestado no começo do mês, o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, teria acusado o PP, o PMDB e o PT de envolvimento no recebimento de propinas de empreiteiras. Costa também teria citado o envolvimento do ex-presidente do PSDB no esquema, Sérgio Guerra, que teria recebido propina para "travar" uma CPI da Petrobras no Congresso. A denúncia foi reforçada pelo laranja de Alberto Yousseff, Leonardo Meirelles, que prestou depoimento na última semana. 

Leia mais sobre Eleições 2014

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.