Pernambuco Armando Monteiro lidera corrida ao governo de Pernambuco, diz Ibope

Armando Monteiro lidera corrida ao governo de Pernambuco, diz Ibope

Isolado na ponta, candidato do PTB tem 38%. Indicado por Campos, Paulo Câmara tem 29%

Armando Monteiro lidera corrida ao governo de Pernambuco, diz Ibope

Armando Monteiro (foto) é apoiado por Dilma Rousseff e Lula

Armando Monteiro (foto) é apoiado por Dilma Rousseff e Lula

Reprodução/Facebook

Com 38% das intenções de voto, o senador Armando Monteiro (PTB) lidera a corrida pelo Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26). Indicado pelo ex-governador Eduardo Campos, o candidato Paulo Câmara (PSB) aparece na segunda posição com 29%.

Monteiro tem o apoio da presidente Dilma Rousseff e do antecessor Luiz Inácio Lula da Silva para comandar o Estado. Em julho, segundo o próprio Ibope, ele tinha 43% da preferência. Já Câmara, foi o escolhido por Campos para sucedê-lo no Estado. Durante os dois mandatos do socialista, Câmara chefiou as secretarias de Administração, Turismo e Fazenda.

Empatados com 1% das intenções de voto estão Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB), Pantaleão (PCO) e Zé Gomes (PSOL). Os votos brancos e nulos totalizariam 13% se a eleição fosse hoje. Os indecisos – eleitores que não souberam ou não responderam – somaram 16%.

Encomendada pela TV Globo, a pesquisa ouviu 1.512 eleitores em 69 municípios entre os dias 23 e 25 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi protocolado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR00424/2014 e no TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco), número 00019/2014.

Rejeição

O Ibope também levantou a rejeição dos candidatos ao governo pernambucano. De acordo com a pesquisa, 33% não votariam em Zé Gomes (PSOL) de jeito nenhum. Em segundo lugar aparece Pantaleão (PCO), com 32%; seguido de Jair Pedro (PSTU), com 24%. Veja o índice de rejeição:

Zé Gomes (PSOL): 33%
Pantaleão (PCO): 32%
Jair Pedro (PSTU): 24%
Miguel Anacleto (PCB): 23%
Paulo Câmara (PSB): 19%
Armando Monteiro (PTB): 17%
Poderia votar em todos: 12%
Não sabe ou não respondeu: 27%

Senado

Entre os postulantes ao Senado, o candidato do PT, João Paulo, lidera com folga: ele tem 35% das intenções de voto.

Na sequência, aparecem Fernando Bezerra Coelho (PSB), com 22%; Simone Fontana (PSTU), com 2%; Albanise Pires (PSOL) e Oxis (PCB) têm 1% cada. Brancos e nulos somaram 15%. Os entrevistados que não souberam ou não responderam totalizaram 24%.