Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Biometria atrasa em mais de 2 horas fim da votação no Rio

Votação biométrica acontece em Niterói e Búzios, onde se concentram os problemas

Rio de Janeiro|Do R7

Por volta das 19h deste domingo (5), a apuração dos votos no Estado do Rio de Janeiro já havia começado, mas, no horário, os resultados não haviam sido divulgados porque ainda existiam eleitores votando. Segundo Adriana Brandão, diretora geral do TRE, a votação em zonas eleitorais de Niterói ainda estava em curso. Os resultados parciais só serão revelados quando o último eleitor do Estado votar.

Segundo ela, no horário, não havia previsão para o início da divulgação. Ela disse que mais de 52% das seções já foram totalizadas, o que representa mais de 17 mil seções.

Em Niterói, havia filas de espera de até duas horas. Adriana disse que, em 2010, primeiro ano de votação biométrica, foi verificada situação semelhante em Búzios. A diretora do TRE afirma que a tendência é de que a votação biométrica se torne mais ágil. Segundo ela, a modalidade ainda é uma novidade para eleitores e mesários.

As urnas biométricas, que identificam o eleitor pelas digitais, dividiram opiniões. Em Niterói, foram flagradas boca de urna em vários locais de votação e até compra de voto. A cidade é sétimo colégio eleitoral do Estado, com 352,4 mil eleitores.

Publicidade

Problemas com o sistema foram relatados em seções do centro, Largo da Batalha e de Santa Cruz. Em muitos casos, após oito tentativas inválidas, os mesários tiveram de fazer identificação manual dos eleitores.

A boca de urna predominou em todas as seções. Na Escola Estadual Leopoldo Fróes, o maior local de votação da cidade, um cabo eleitoral foi flagrado pagando R$ 50 para um eleitor que tinha acabado de votar. No local, dezenas de cabos eleitorais distribuíam santinhos sem constrangimento. Crianças desacompanhadas também foram vistas com material de campanha. Com a chegada de um carro da Polícia Rodoviária Federal, elas descartaram panfletos de um dos principais candidatos a deputado federal. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.