Ibope: Alckmin venceria eleição em SP no primeiro turno

Atual governador do Estado seria reeleito para mais um mandato com 50% dos votos

Do R7

Skaf e Padilha lutam entre si na disputa por uma vaga contra o atual governador Geraldo Alckmin no segundo turno
Skaf e Padilha lutam entre si na disputa por uma vaga contra o atual governador Geraldo Alckmin no segundo turno Montagem/R7

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (30) aponta que o candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, está à frente na preferência do eleitorado. Em busca da reeleição, o tucano foi o favorito de 50% dos entrevistados. Com esse resultado, Alckmin seria eleito no primeiro turno.

Na sequência aparece Paulo Skaf, do PMDB. O presidente licenciado da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) alcançou o índice de 11%. Escolhido a dedo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para levar o PT ao Palácio dos Bandeirantes, Alexandre Padilha teve apenas 5%.

Leia mais notícias de Eleições

Gilberto Natalini (PV), Gilberto Maringoni (PSOL), Laércio Benko (PHS), Raimundo Sena (PCO) e Wagner Farias (PCB) tiveram todos 1%. Wagner Ciglioni, do PRTB, teve menos de 1%.

Não soubem ou não responderam 14% dos entrevistados e outros 15% disseram que votariam em branco ou nulo.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa também mediu o índice de rejeição dos candidatos. Padilha lidera esse quesito com 19%. Alckmin vem logo atrás com 18% e Skaf teve 13%. Natalini e Sena ficaram com 7%. Benko, Maringoni e Ciglioni, 6%. E Farias alcançou 5%.

Avaliação do governo

A pesquisa também mediu o índice de satisfação da população com o governo Alckmin. Do total de entrevistados, 6% avaliaram a gestão como ótima, 34% disseram que é boa, 38% apontaram como regular, 8% como ruim e 11% como péssima.

Senado

A pesquisa Ibope também questionou os eleitores sobre as candidaturas ao Senado. O ex-governador José Serra (PSDB) tem 30% das intenções de voto. Na sequência, o petista Eduardo Suplicy (PT) aparece com 23%. O ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD) tem 5%.

A candidata Ana Luiza (PSTU) tem 3%. Alcançaram 1% de intenção Fernando Lucas (PRP), Juraci Garcia (PCO), Kaka Wera (PV), Marlene Campos Machado (PTB) e Senador Fláquer (PRTB). O candidato Edmilson Costa (PC) foi citado, mas não alcançou o percentual mínimo.

Os indecisos somam 20% e os que declaram que vão votar branco ou nulo são 14%.

A pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número SP-00272/2014, foi a primeira pesquisa realizada desde que as candidaturas foram oficializadas. O Ibope ouviu 1.512 pessoas entre os dias 26 e 30 de julho.

  • Espalhe por aí:
Compartilhe

Twitter

Shopping

X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!
Access log