Eleições 2018 Conheça Jair Bolsonaro, o candidato do PSL Presidência

Conheça Jair Bolsonaro, o candidato do PSL Presidência

Bolsonaro nasceu em Campinas, interior de São Paulo, seguiu carreira militar e como deputado passou 28 anos na Câmara 

Conheça Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro, candidato à Presidência pelo PSL

Jair Bolsonaro, candidato à Presidência pelo PSL

JOSE LUCENA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 25.10.2018

Jair Bolsonaro, depois de quase 28 anos na Câmara dos Deputados, é candidato à Presidência pelo PSL. Com 46,03% dos votos (49.276.990) no primeiro turno, Bolsonaro aparece como o favorito nas eleições do segundo turno realizado neste domingo (28).

Bolsonaro concentrou a campanha eleitoral para o segundo turno em sua casa na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, e nas redes sociais. O candidato se recupera de um atentado sofrido no dia 6 de setembro em Juiz de Fora, Minas Gerais, durante a campanha para o primeiro turno das eleições.

Neste segundo turno, Bolsonaro concedeu entrevistas e recebeu representantes de grupos políticos como os deputados federais da chamada bancada da bala. O candidato também participou de alguns eventos como uma visita ao Bope (Batalhão de Operações Especiais) em Laranjeiras, no Rio.

O candidato

Jair Messias Bolsonaro nasceu em Campinas, interior de São Paulo, no dia 21 de março de 1955. Viveu na cidade de Eldorado, no Vale do Ribeira, até os 18 anos. Na pequena cidade onde passou sua infância, Bolsonaro estudou nas escolas estaduais Professora Maria Aparecida Viana Muniz e Doutor Jayme Almeida Paiva.

Só saiu de Eldorado para ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Seguiu sua formação na Academia Militar das Agulhas Negras, onde se formou em 1977.

Bolsonaro serviu no 9º Grupo de Artilharia de Campanha, em Nioaque (MS), entre 1979 e 1981. Integrou a Brigada de Infantaria Paraquedista, onde se especializou em paraquedismo. Em 1983, se formou em educação física na Escola de Educação Física do Exército e mestre em saltos pela Brigada. Chegou a patente de Capitão.

Em 1986, liderou um protesto contra os baixos salários dos militares. Ao infringir o regulamento disciplinar do Exército, ficou preso por 15 dias. No ano seguinte, novos atos de indisciplina ocorreram e foram atribuídos a Bolsonaro e outros militares que foram julgados e inocentados pela Justiça Militar. Em 1988, foi para a reserva.

Nesse mesmo ano deu início à carreira política. Foi eleito vereador no Rio de Janeiro pelo Partido Democrata Cristão. Em 1990, foi eleito deputado federal e foi reeleito por sete vezes.

Atentado

Durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG), no dia 6 de setembro, Bolsonaro foi esfaqueado no abdômen por Adélio Bispo de Oliveira. O candidato foi obrigado a passar por uma delicada cirurgia de emergência para tratar de graves ferimentos no intestino grosso, no intestino delgado e em uma artéria.

Após 24 dias internado, ele recebeu alta do hospital israelita Albert Einstein e foi para o Rio de Janeiro se recuperar em casa de onde comanda sua campanha neste segundo turno.

    https://noticias.r7.com/eleicoes-2018