Eleições 2018
Eleições 2018 São Paulo registra pelo menos 19 prisões por boca de urna

São Paulo registra pelo menos 19 prisões por boca de urna

Em quatro ocorrências, 11 pessoas foram detidas em Jandira. Em outro caso, foram efetuadas quatro prisões em Parelheiros, extremo sul da cidade

Presos boca de urna

TRE também contabilizou 12 casos de propaganda irregular

TRE também contabilizou 12 casos de propaganda irregular

Antonio Cruz/Agência Brasil - 7.10.2018

O estado de São Paulo registrou pelo menos 19 pessoas presas neste domingo (7) por boca de urna, segundo balanço divulgado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Em quatro ocorrências, 11 pessoas foram detidas em Jandira, a oeste da Grande São Paulo. Em outro caso, foram efetuadas quatro prisões em Parelheiros, extremo sul da capital. Em Santa Bárbara do Oeste, no interior do estado, outra pessoa foi presa. Até o momento, foram contabilizados 12 casos de propaganda irregular.

Rosa Weber diz que TSE atua para combater notícias falsas

Anteriormente, já haviam sido divulgadas três prisões por propaganda irregular e boca de urna durante a votação. Duas ocorrência aconteceram em São Carlos e uma em Santa Adélia, municípios do interior paulista. Em Birigui, foi registrada uma ocorrência de divulgação contrariando a lei com uso de alto-falante.

Em todo o estado de São Paulo, 78 urnas precisaram ser substituídas. O número representa 0,07% dos 114 mil aparelhos de votação usados no estado. De acordo com o TRE, a votação ocorre com tranquilidade e em apenas 13% das zonas eleitorais foram verificadas filas com mais de dez pessoas. Em 57% dos locais de votação as filas são muito pequenas e em 37% não há fila.

Boatos

O presidente do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, diz que o tribunal tem averiguado todas as denúncias recebidas sobre problemas na votação ou nas urnas. Ele alertou, entretanto, para a disseminação de boatos.

“Nós temos que examinar essas queixas dentro do ambiente eleitoral atual que nós vivemos”, enfatizou sobre a forte polarização pela qual o país passa no momento. “Nós temos que trabalhar as notícias com muito cuidado. O que se tem verificado é muita trucagem, muita notícia de origem duvidosa, maledicente.”

Colégio eleitoral

Os 29.143.392 eleitores do estado estão distribuídos em 73.254 seções, das quais 1.877 destinadas às pessoas com necessidades especiais. Em 5 de outubro, data do 1º turno, serão utilizados 9.111 locais de votação.

O crescimento do eleitorado no estado em relação a 2004, última eleição municipal, foi de 7,72%, ou pouco mais de 2 milhões de eleitores, e na capital houve um acréscimo de 5,49%, o que representa 426.798 novos eleitores.

Em todo estado há 21 municípios com mais de 200 mil eleitores, onde existe a possibilidade de 2º turno. Mais de 15 milhões de pessoas, em todo o estado, podem voltar às urnas no dia 26 de outubro, número que representa mais da metade (53,2%) do eleitorado paulista.

    https://noticias.r7.com/eleicoes-2018