Eleições 2020 Áurea defende ônibus gratuito para desempregados e estudantes em BH

Áurea defende ônibus gratuito para desempregados e estudantes em BH

Candidata à prefeitura pelo PSOL foi a terceira a participar das entrevistas que a Record TV Minas realiza com os melhores colocados na disputa eleitoral

  • Eleições 2020 | Pablo Nascimento, do R7

Áurea Carolina, candidata à Prefeitura de Belo Horizonte pelo PSOL, afirmou em entrevista à Record TV Minas, nesta quarta-feira (11), que defende a gratuidade na tarifa de ônibus para estudantes e desempregados na capital mineira.

Durante a conversa com o apresentador Eduardo Costa, no MG no Ar, Áurea explicou que, caso seja eleita, pretende revisar todos os contratos com as empresas de ônibus e corrigir eventuais falhas para conseguir reduzir o valor da passagem para quem não for atendido pelo tarifa zero.

— A gratuidade para os jovens é um direito de circular pela cidade. Faz toda diferença na tragetória. Andar de ônibus para mim foi muito importante quando eu era mais jovem, para minha formação crítica, para minha cidadania. Eu sei que não é só trabalhar, estudar, mas viver a cultura. É conhecer cada canto dessa cidade.

Áurea quer rever impostos para financiar projetos

Áurea quer rever impostos para financiar projetos

Daniela Fernandes / R7

Na área social, a candidata do PSOL, que é deputada federal, também planeja realizar um programa de redistribuição de renda. O valor dos repasses ainda são estudados, mas Áurea afirma que já sabe de onde retirar os recursos necessários.

— Nós vamos fazer uma correção no sistema tributário em BH. Os pobres acabam pagando muito mais do que os super ricos. Vamos fazer uma revisão geral na planta do IPTU, o reduzindo para 92% dos imóveis. Vamos manter o valor para 4% e aumentar para os 4% dos super ricos.

Educação

Questionada se pretende liberar as aulas presenciais nas escolas da cidade assim que assumir a prefeitura, em sua possível gestão, Áurea afirmou que não é possível retomar as atividades nas escolas de forma imediata. A candidata disse que, primeiro, pretende ouvir as demandas dos envolvidos no setor.

— Não dá para retomar as aulas de qualquer forma, sem uma construção participativa com comunidades escolares, todo mundo que faz a escola funcionar, coisa que não aconteceu nessa gestão da prefeitura, que deixou correr solto.

Segurança pública

Durante a entrevista, a representante do PSOL disse que pretende suspender o uso de arma de fogo na Guarda Municipal de Belo Horizonte. Na avaliação da candidata, uma política de segurança pública efetiva parte de ações preventivas, que evitam a entrada do cidadão na criminalidade. Áurea promete, ainda, melhorar as condições de trabalho dos guardas.

— É uma integração com a saúde, com a segurança pública, com a cultura, com a mobilização. Isto está demonstrado em várias pesquisas, por vários espaços no mundo inteiro que investiram essa lógica, em vez de investir em repressão. Temos que valorizar a carreira dos guardas municipais. Muitos estão adoecendo, com sofrimento emocional, psicológico.

Entrevista

Áurea Carolina foi a terceira candidata à Prefeitura de Belo Horizonte a participar da série de entrevistas que a Record TV Minas realiza com os cinco melhores colocados na disputa este ano.

A representante do PSOL aparece em terceiro lugar no levantamento realizado pelo Realtime Big Data no dia 30 de outubro. As entrevistas vão acontecer até esta sexta-feira (13), no MG no Ar, às 8h, seguindo a ordem decrescente das pesquisas.

Durante a conversa com o apresentador Eduardo Costa, Áurea ainda comentou sobre políticas voltadas para a população LGBT, redução da jornada de trabalho para servidores, corte de gastos e ações de combate às drogas. Assista à entrevista completa no vídeo que está no início desta reportagem.

Após conceder entrevista ao programa da Record TV Minas, a candidata participou de uma live nas redes sociais da emissora, onde respondeu perguntas enviadas por internautas. Assista à transmissão abaixo:

Últimas