Novo Coronavírus

Eleições 2020 Covid-19 é um dos assuntos mais procurados na Ouvidoria do TSE

Covid-19 é um dos assuntos mais procurados na Ouvidoria do TSE

Apenas em setembro foram mais de 4 mil atendimentos ao cidadão. Dúvidas sobre eleições de novembro chegam por e-mail, cartas e telefone

Covid-19 é um dos assuntos mais procurados na Ouvidoria do TSE

Covid-19 é um dos assuntos mais procurados na Ouvidoria do TSE

Divulgação / TSE

A Ouvidoria do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) realizou 4.165 atendimentos ao cidadão apenas no mês de setembro. O número é o terceiro maior do ano, ficando atrás de abril e maio. As demandas chegam via formulário eletrônico, e-mail, telefone e cartas.

Entre os temas mais procurados estão “mesário”, com 730 pedidos, “certidão de fechamento de cadastro” com 690 ocorrências e “covid-19” com 480 solicitações.

Leia mais: Saiba quais cuidados tomar contra o coronavírus no dia da votação

Por causa da pandemia do novo coronavírus, as Eleições Municipais 2020 foram adiadas para os dias 15 e 29 de novembro. O horário de votação também foi ampliado: das 7h às 17h, sendo que, até as 10h, a prioridade no atendimento é para idosos. 

Outras medidas foram adotadas para prevenir a propagação do vírus, como uso obrigatório de máscaras, distanciamento nas filas, uso de caneta própria e não exigência de apresentação do título de eleitor ao mesário. Não haverá também a biometria.

Atendimentos

A Ouvidoria do TSE esclarece dúvidas institucionais e responde perguntas sobre temas relacionados ao processo eleitoral.

Desde março, em razão das medidas de isolamento social adotadas durante a pandemia, a Ouvidoria teve de adaptar o seu funcionamento.

Veja também: Eleições 2020 terão mais de 15 mil servidores e 2 milhões de mesários

Os servidores e colaboradores são responsáveis pelos atendimentos realizados via SAC, que pode ser acionado pelos usuários por meio do formulário eletrônico e por e-mail. As ligações recebidas na Ouvidoria são direcionadas aos números pessoais dos atendentes que atuam em home office.

A maior parte dos atendimentos (96,8%) chegou pelo formulário preenchido diretamente no Portal do TSE, o que representou 4.073 pedidos. A ferramenta inclui, de forma automática, a demanda no SAC e permite o encaminhamento às demais unidades do Tribunal.

Leia ainda: Eleições 2020: Saiba como tirar o título de eleitor pela primeira vez

Em caso de dúvidas, a Ouvidoria atende, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, pelos telefones 0800-648-0005 e (61) 3030-8700 ou pelo e-mail: ouv@tse.jus.br.

Últimas