Eleições 2020 Debate, pesquisas e críticas a rivais marcam dia dos candidatos em SP

Debate, pesquisas e críticas a rivais marcam dia dos candidatos em SP

Agenda pública desta terça-feira (10) teve a presença de alguns dos postulantes à prefeitura paulistana em entrevistas à sites, rádios e TVs

Candidatos à Prefeitura de SP participaram de debate nesta terça-feira (10)

Candidatos à Prefeitura de SP participaram de debate nesta terça-feira (10)

Divulgação/Fernanda Luz

Os candidatos à Prefeitura de São Paulo reforçaram propostas em diversas áreas, comentaram os resultados das mais recentes pesquisas eleitorais e trocaram críticas em debate que marcou a agenda pública de alguns deles nesta terça-feira (10). As eleições municipais serão realizadas no dia 15 de novembro e o segundo turno de votações está  marcado para o dia 29 do mesmo mês.

Leia também: Covas lidera com 34%, Boulos tem 13%, Russomanno e França, 12%

A campanha eleitoral começou oficialmente no dia 27 de setembro e o R7 tem divulgado os compromissos de campanha de todos os 14 concorrentes à administração municipal paulistana. O critério definido para apresentação foi a ordem alfabética.

Andrea Matarazzo (PSD)

O candidato do PSD, Andrea Matarazzo, visitou  conjunto Santa Inês/Nossa Senhora da Aparecida, na zona leste da cidade. À tarde, ele concedeu entrevista à TV Globo.

Antônio Carlos Silva (PCO)

O candidato do PCO, Antônio Carlos Silva, gravou entrevistas e vídeos durante a manhã, além de fazer panfletagem em estadão do Metrô. À noite, ele apresentou um resumo do dia em programa na COTV.

Arthur do Val (Patriota)

O candidato a prefeito pelo Patriota, Arthur do Val Mamãe Falei, participou do Debate Uol e fez passeata na zona oeste.

À noite, Arthur foi entrevistado no programa Bastidores do Poder e encerrou o dia em uma live com Vinícius Poit.

Bruno Covas (PSDB)

O candidato do PSDB à reeleição, Bruno Covas, foi entrevistado pela Rádio Bandeirantes participou do Debate Estadão em parceria com a FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado).

Covas renovou "compromisso com a democracia"

Covas renovou "compromisso com a democracia"

Divulgação/Patrícia Cruz

Durante o debate, Covas reforçou sua convicção de que toda prática política precisa ser baseada em valores.

"Renovo meu compromisso com a democracia, com a responsabilidade e com a esperança. Meu respeito absoluto pela soberania popular, que agora será expressa pelo voto. A população indica que busca segurança para continuarmos avançando", destacou.

O prefeito comentou ainda o resultado da pesquisa Ibope que o coloca na primeira colocação da disputa pela prefeitura paulistana, com 32% das intenções de voto. "Esse resultado nos deixa muito animados, mas pesquisa não substitui eleição. Vamos continuar a trabalhar, focando nos problemas de São Paulo."

Bruno Covas ainda concedeu ao vivo para a CNN Brasil, teve encontro com apoiadores em Pinheiros e encerrou o dia com mais um encontro com apoiadores em São Mateus, na zona leste da capital.

Celso Russomanno (Republicanos)

O candidato do Republicanos, Celso Russomanno, participaou do Debate Estadão e concedeu entrevista ao canal CNN Brasil.

Filipe Sabará (Novo)

O candidato do Novo, Filipe Sabará, não tem agenda desde que teve o pedido de candidatura indeferido.

Guilherme Boulos (PSOL)

O candidato do PSOL, Guilherme Boulos, participou do Debate Estadão. Depois, ele seguiu em campanha no centro de São Paulo.

Veja a entrevista do candidato Guilherme Boulos (PSOL)

Boulos foi entrevistado pelo programa Balanço Geral nesta terça (10)

Boulos foi entrevistado pelo programa Balanço Geral nesta terça (10)

Reprodução/Record TV

Jilmar Tatto (PT)

O candidato do PT, Jilmar Tatto, participou do Debate Estadão e fez carreata no Tucuruvi, na zona norte paulistana.

O candidato encerrou os compromissos de campanha do dia com uma entrevista à Rádio Bandeirantes.

Joice Hasselmann (PSL)

A candidata do PSL à prefeitura, Joice Hasselmann, foi entrevistada na Super Rádio e na Rádio Bandeirantes.

Joice ainda teve reunião com a equipe de plano de governo para discutir sobre desenvolvimento urbano.

A candidata concedeu mais duas entrevistas: à Rádio Trianon e ao Observatório de Candidaturas Femininas OAB-SP.

Por fim, Joice participou de reunião com representantes do setor imobiliário e terminou o dia em um jantar com empresários.

Levy Fidélix (PRTB)

O candidato do PRTB, Levy Fidélix, fez gravações para o horário eleitoral e deu entrevistas a canais de imprensa.

Márcio França (PSB)

O candidato do PSB, Márcio França, começou o dia de campanha no Debate Estadão, evento no qual criticou o atual prefeito e seu padrinho, respectivamente Bruno Covas e João Doria.

"A tarefa do [Bruno] Covas é hercúlea: levar o Doria, que é um contêiner para arrastar ladeira acima. O Doria é difícil em tudo, se mete em todas as coisas, na prefeitura e subprefeitura", enfatizou.

Márcio França fez críticas à rivais durante debate no Estadão

Márcio França fez críticas à rivais durante debate no Estadão

Divulgação/Fernanda Luz

Márcio França defendeu  a autonomia de todas as estruturas da prefeitura na fiscalização, gestão e controle com a indicação de servidores de carreira para os cargos. Ele frisou que assinou um termo de compromisso com a Associação dos Servidores da Controladoria Geral do Município de fortalecimento do órgão pela apuração de irregularidades na estrutura municipal.

O candidato destacou que quando foi governador, por um curto período, deu autonomia nomeando servidores de carreira para funções de prevenção e combate à corrupção na gestão municipal. "É muito bom quando você usa servidores de carreira porque cria mais autonomia na fiscalização", disse.

À tarde, Márcio França se encontrou com lideranças e encerrou o dia em uma conversa sobre moradia na Vila Andrade, zona sul paulistana.

Marina Helou (Rede)

A candidata a prefeita pela Rede Sustentabilidade, Marina Helou, começou o dia com uma entrevista para o observatório de candidatas da OAB-SP.

Depois, a candidata fez panfletagem com Tábata Amaral e Marina Bragante, na Rua 25 de Março.

À noite, Marina deu foi entrevistada pelo TV 8 (canal 55.1 da TV aberta) e encerrou o dia com uma entrevista em conselhos participativos municipais.

Orlando Silva (PCdoB)

O candidato do PCdoB, Orlando Silva, foi entrevistado pelo programa Pânico da Rádio Jovem Pan e fez uma caminhada na Bela Vista.

No início da noite, o candidato participarou de uma roda de conversa sobre educação antirracista.

Orlando Silva encerrou o dia em live com Luis França e uma conversa de Compas com o Coletivo Democracia Corinthians.

Vera Lúcia (PSTU)

A candidata do PSTU, Vera Lúcia, concedeu entrevista à Rádio Trianon e participou de live do observatório de candidaturas femininas da OAB-SP, antes de terminar a agenda do dia em uma live do movimento Palestra Sinistro.

Vera falou sobre discriminação de gênero na política

Vera falou sobre discriminação de gênero na política

Divulgação/Tácito Yuri Dutra Chimato

Durante as atividades desta terça-feira (10), Vera Lúcia criticou a violência de gênero na política brasileira, após participar de um debate sobre o tema com as candidatas Marina Helou e Joice Hasselman.

"Ainda sofremos com o machismo nos espaços políticos, restando muito que lutar contra o preconceito. Mas não o vivenciamos da mesma maneira. Nós, mulheres trabalhadoras, sofremos também com a exploração que agrava e intensifica a opressão. No caso das mulheres negras, o machismo se combina com o racismo. E qualquer saída para resolver tudo isso deve enfrentar o capitalismo", declarou.

*O R7 divulga diariamente as notícias sobre o dia de campanha dos postulantes ao cargo de prefeito da capital paulista. O espaço no portal está aberto a todos os candidatos.

Veja o currículo dos candidatos à Prefeitura de São Paulo:

Últimas