Desigualdades sociais e SUS são abordados por candidatos em SP

Nesta quarta-feira (28), os concorrentes à prefeitura da capital paulista também falaram sobre programas de alimentação e sustentabilidade

audima
Candidatos à Prefeitura de SP cumpriram agenda pública nesta quarta-feira (28)
Montagem/R7

Os candidatos à Prefeitura de São Paulo comentaram as suas propostas para diminuir as desigualdades sociais na cidade durante a agenda pública desta quarta-feira (28), além de manifestações em apoio ao SUS (Sistema Únido de Saúde), entre outros temas. As eleições municipais serão realizadas no dia 15 de novembro e o segundo turno de votações está  marcado para o dia 29 do mesmo mês.

Leia também: TSE recebeu 1.037 denúncias por disparo de mensagens no Whatsapp

A campanha eleitoral começou oficialmente no dia 27 de setembro e o R7 tem divulgado os compromissos de campanha de todos os 14 concorrentes à administração municipal paulistana. O critério definido para apresentação foi a ordem alfabética.

Andrea Matarazzo (PSD)

O candidato do PSD, Andrea Matarazzo, participou do ciclo de eventos "Diálogo Abrig", realizado pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais.

Publicidade

À tarde, Matarazzo concedeu entrevista ao jornal O Globo e, a partir das 20h, é entrevistado ao vivo no Flow Podcast.

Antônio Carlos Silva (PCO)

O candidato do PCO, Antônio Carlos Silva, fez 6h panfletagem no Metrô Santana, na zona norte da cidade.

À tarde, ele visitou casas na Água Funda e participou de mais uma panfletagem no Metrô São Joaquim, na zona sul.

Arthur do Val Mamãe Falei (Patriota)

O candidato a prefeito pelo Patriota, Arthur do Val Mamãe Falei, concedeu entrevista para a rádio Trianon e inaugurou a Área 51, na Lapa, zona oeste. Ambos os compromissos ocorreram no período da manhã.

Leia também: Prefeitos brasileiros têm salários definidos pelas Câmaras Municipais

À tarde, ele gravou entrevista na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). No período da noite, o candidato fez live em seu canal no YouTube.

Bruno Covas (PSDB)

O candidato do PSDB à reeleição, Bruno Covas, visitou, às 10h, o restaurante Casarão,  na região da Sé, que participa do projeto "Rede Cozinha Cidadã". 

Bruno Covas frisou que a ação quer garantir segurança alimentar da população de rua durante a pandemia e ao mesmo tempo contribuir com a manutenção de empregos e a sobrevivência econômica desses estabelecimentos.

Covas visitou Rede Cozinha Cidadã
Divulgação/Patrícia Cruz

“Percebemos que várias entidades que faziam trabalho na região central de alimentação com moradores em situação de rua pararam de realizar essas atividades pelas dificuldades econômicas que a pandemia trouxe. Por conta disso, a prefeitura teve de agir para poder dar esse suporte. Não vamos deixar ninguém passando necessidade em um momento como esse", declarou o prefeito.

De acordo com Covas, apenas no Restaurante Casarão são adquiridas cem marmitas diariamente pela Prefeitura. "Já entregamos um total de 1,3 milhão de refeições, com investimento de R$ 13 milhões, para manter a população de rua alimentada durante esse período". 

Para Bruno Covas, o grande desafio de São Paulo para o ano que vem será a geração de emprego e renda.

"A Prefeitura pode e deve contribuir para ajudar as pessoas a encontrarem emprego, atuando tanto na inclusão, com a criação de cursos de qualificação profissional e mais oportunidades de frentes de trabalho, como ampliar os esforços para diminuir a burocracia, estimulando o investimento feito aqui na cidade", disse o prefeito.

À tarde, Bruno Covas foi entrevistado ao vivo pela Casa do Saber no projeto "Lives do Saber".

Celso Russomanno (Republicanos)

O candidato do Republicanos, Celso Russomanno, participou de café da manhã com a Ubrafe (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) no Brooklin, zona sul. À tarde, esteve na live do blog do Negão.

Filipe Sabará (Novo)

O candidato do Novo, Filipe Sabará, não divulgou agenda de compromissos.

Guilherme Boulos (PSOL)

O candidato do PSOL, Guilherme Boulos, visitou comunidade Vietnã, na zona sul de São Paulo, ainda no período da manhã. À tarde, ele foi sabatinado pelo Estadão e a ONG Todos Pela Educação.

Boulos visitou a comunidade do Vietnã, na zona sul
Reprodução

Guilherme Boulos destacou a discrepância de uma comunidade que vive em condições precárias a poucos quilômetros de regiões desenvolvidas e prósperas.

"Nós estamos a cinco minutos do Aeroporto de Congonhas, da [avenida] 23 de maio, de hoteis cinco estrelas e cenário é desolador. Falta de condições básicas de vida, dignidade e moradia para as pessoas. Não dá para aceitar que a cidade mais rica da América Latina conviva com essa situação", frisou o candidato.

O psolista disse que pretende "inverter prioridades" e promete investir grande quantidade de recursos em saneamento básico, moradia popular, urbanização e regularização das comunidades da capital. 

À noite, Guilherme Boulos se encontrou com servidores municipais no centro de São Paulo.

Jilmar Tatto (PT)

O candidato do PT, Jilmar Tatto, concedeu entrevista para a Folha de Vila Prudente, na zona leste. Depois, ele fez caminhada e carreata na mesma região.

À tarde, Tatto participou de um evento dos servidores públicos na Praça do Patriarca e esteve em ato público e manifesto dos sindicalistas no Largo do Café.

Depois, o petista foi entrevistado pela agência EFE. 

Joice Hasselmann (PSL)

A candidata do PSL à prefeitura, Joice Hasselmann, foi sabatinada pela Folha/UOL e teve reunião com o candidato Wellington "Fiscal do Povo" durante a manhã.

Depois, ela concedeu entrevista para o programa Luciana Liviero, gravou entrevista para a TV Globo, participou de cerimônia religiosa.

No período da noite, Joice fez vídeoconferência com grupo de mulheres "Melhor aos 50", com Silvia Poppovic.

Levy Fidelix (PRTB)

O candidato do PRTB, Levy Fidelix, gravou vídeo em homenagem ao Dia do Servidor Público durante a manhã.

À tarde, ele participou de uma live com candidatos a vereador pela legenda.

Márcio França (PSB)

O candidato do PSB, Márcio França, conversou, às 5h30, com ambulantes e fez caminhada pelo comércio no Brás, região central de São Paulo.

Depois, ele tomou café em uma padaria do Tatuapé, na zona leste e participou de evento na União Nacional de Enfermagem, na Vila Matilde. Já à tarde, o candidato se reuniu com taxistas, na Vila Clementino, na zona sul.

França visitou padaria na zona leste de SP
Divulgação/Fernanda Luz

Márcio França afirmou, no Dia do Servidor Público, que a verdadeira força do estado está no funcionalismo feito com qualidade. Ele argumentou que o servidor deve ser bem remunerado e ter estrutura de trabalho digna e fez uma defesa ao SUS (Sistema Único de Saúde), em que trabalhadores vêm atuando de maneira incansável especialmente durante a atual pandemia.

"Nós defendemos muito a vida pública. Fiz escola pública a vida inteira, tenho muito orgulho do serviço público e queria muito que o serviço público fosse prestigiado, enaltecido, que fosse respeitado", declarou.

França destacou ainda a importância de abrir diálogo com o funcionalismo público. "Os presidentes, governadores e prefeitos se elegem e saem. A gente brinca em casa, eu a Lúcia  [esposa], que estamos ocupando um cargo, mas nós não somos aquele cargo, estamos de passagem", complementou.

Marina Helou (Rede)

A candidata pela Rede Sustentabilidade, Marina Helou, gravou vídeo na represa Billings, na zona sul, para a campanha sobre sustentabilidade.

À tarde, ela participou de um debate online com Vera Lúcia para o canal Plano Piloto.

Depois, Marina conversou com ativistas da Fridays For Future para apresentação de propostas e fez com a candidata a vereadora Fernanda Gomes.

Orlando Silva (PCdoB)

O candidato do PCdoB, Orlando Silva, fez reunião e tomou café da manhã com moradoras e profissionais da educação na Fazenda da Juta, em Sapopemba, na zona leste de São Pauo.

Depois, Orlando Silva visitou a comunidade do Rapadura para conversar com a comunidade e tomar conhecimento dos problemas locais, tais como: deslizamentos, enchentes e despejos.

Orlando Silva tomou café com moradores da zona leste de SP
Divulgação/Jennifer Glass

"Vou criar um programa rápido de urbanização de comunidades em São Paulo, que considerem os limites ambientais, mas que melhorem significativamente a infraestrutura de comunidades como essa", declarou o candidato comunista.

Ainda na parte da manhã, Orlando visitou o Centro Cultural São Mateus em Movimento e dialogou com funcionários, coordenadores e com a população que participa dos projetos.

Infelizmente não foi possível exibir esse conteúdo. Atualizar Página

“A cultura tem um papel central para desenvolvimento humano, comunitário e econômico e projetos como esse precisam da presença do poder público".

À noite, Orlando Silva participou de live em defesa da SPTrans com trabalhadores da empresa de transporte.

Vera Lúcia (PSTU)

A candidata do PSTU, Vera Lúcia, participou de saudação na abertura do 25° Congresso do Sindsef-SP (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Estado São Paulo).

Vera Lúcia participou de chat para debater problemas de SP nesta quarta (28)
Divulgação/Tácito Yuri Dutra Chimato

Vera Lúcia reafirmou que o seu maior compromisso com a categoria é "seguir na luta contra Reforma Administrativa e contra a privatização, especialmente do SUS,  do qual dependem milhares de trabalhadores  pobres", declarou.

No período da tarde, Vera esteve no debate com a candidata do PV, no canal "Plano Piloto". À noite, participou de live com Douglas Nobre, no Instagram.

*O R7 divulga diariamente as notícias sobre o dia de campanha dos postulantes ao cargo de prefeito da capital paulista. O espaço no portal está aberto a todos os candidatos.

Veja o currículo dos candidatos à Prefeitura de São Paulo:

Ir para versão mobile