Eleições 2020 Disney diz que não autorizou Joice Hasselmann a usar personagem

Disney diz que não autorizou Joice Hasselmann a usar personagem

Candidata à Prefeitura de São Paulo não pediu autorização para usar integrantes da série Os Muppets em sua propaganda eleitoral

Agência Estado
Na peça, personagem dança ao som do jingle "Tem jeito, tem Joice"

Na peça, personagem dança ao som do jingle "Tem jeito, tem Joice"

Reprodução/Instagram

A candidata à Prefeitura de São Paulo, Joice Hasselmann (PSL), não pediu autorização à Disney para usar personagens da série Os Muppets em sua propaganda eleitoral. A empresa informou, em nota que não autoriza e nem licencia uso de imagens para fins políticos.

No vídeo da campanha divulgado na rede social da deputada federal, a personagem Miss Piggy dança ao som do jingle "Tem jeito, tem Joice". Outros personagens da série de televisão também aparecem na gravação.

Em novembro de 2019, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) considerou que a utilização de jingle eleitoral em forma de paródia, mesmo sem autorização dos autores, não viola a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98) em caso que isentou o deputado federal Tiririca (PL-SP) de indenizar a EMI Songs.

No entanto, há omissão em relação ao uso de imagens, como no caso da campanha de Joice Hasselmann, e prevalece o Código Penal, que estipula detenção de três meses a um ano, ou multa.

O uso da personagem Miss Piggy faz referência a ataques gordofóbicos que a deputada sofre nas redes sociais. Em entrevista, Joice falou sobre o processo de emagrecimento e contou que xingamentos como "Peppa Pig", "porca" e "orca" a levaram a estado de profunda tristeza.

"Com toda essa tristeza meu corpo adoeceu, praticamente faliu", contou a deputada. Em entrevista à revista Época, ela disse que a ideia do vídeo é promover uma propaganda "anti-bullying".

Procurada, a assessoria da candidata disse que não vai se manifestar.

Últimas