Eleições 2020 É falso que haverá voto pelo celular nas Eleições 2020 

É falso que haverá voto pelo celular nas Eleições 2020 

Votação continuará ocorrendo apenas de forma presencial, exclusivamente pela urna eletrônica. Não houve alterações no sistema eleitoral 

Votação continuará sendo feita exclusivamente por meio de urnas eletrônicas

Votação continuará sendo feita exclusivamente por meio de urnas eletrônicas

Fábio Pozzebom/Agência Brasil

É falsa a informação de que será possível votar pelo celular ou pela internet nas Eleições 2020, alertou o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) na tarde desta quinta-feira (22). A votação continua ocorrendo de forma presencial, exclusivamente pela urna eletrônica.

Veja também: Unicef cobra de candidatos ações voltadas a crianças no Brasil

O alerta da Justiça Eleitoral veio depois que viralizou nas redes sociais um vídeo com o título “Fim das urnas: TSE preparou surpresinha para o dia das eleições: ‘votamos por você’”. O vídeo informa erroneamente que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) teria aprovado a votação por celular nas eleições de 2020. 

Leia também: Obrigatoriedade de vacina polariza campanha eleitoral em São Paulo

O vídeo usa de forma equivocada parte de dados do projeto Eleições do Futuro. Lançada pelo TSE em setembro, a iniciativa estuda maneiras de aprimorar o sistema de voto eletrônico.

Veja também: STF confirma não ser obrigatório portar título de eleitor para votar

Uma das iniciativas do projeto foi abrir um edital para empresas de tecnologia apresentarem propostas e soluções de votação, principalmente pela internet. Nenhuma das ideias apresentadas, no entanto, será implementada nas eleições deste ano. O que haverá é apenas uma demonstração gratuita das tecnologias para que o TSE possa avaliá-las.

Últimas