Eleições 2020 Fachin e Barroso acompanham resultados da apuração em telão 

Fachin e Barroso acompanham resultados da apuração em telão 

Após o término da votação do primeiro turno das eleições, o vice e o presidente do TSE  passaram a acompanhar a apuração de um telão

Fachin e Barroso acompanham apuração em telão

Fachin e Barroso acompanham apuração em telão

Reprodução

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, e o vice, Edson Fachin, acompanham os resultados das eleições municipais em um telão na área externa do prédio do Tribunal. De trinta e trinta segundos, o telão projeta dos dados de um estado diferente.

Leia também: Eleições 2020: saiba como é feita a apuração dos votos no Brasil

Após o encerramento da votação do primeiro turno das eleições em mais de 5,5 mil municípios brasileiros, começaram a ser divulgados os resultados para todos os cargos, incluindo os votos em branco, os nulos e as abstenções.

Ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos, a votação no Brasil se dá eletronicamente, a apuração não demora a começar, e muitos resultados poderão ser conhecidos ainda no domingo.

Adotado no país desde 1996, o chamado sistema eletrônico agiliza os resultados que são divulgados por meio dos BUs (Boletins de Urnas), emitidos pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Cada urna envia cinco vias do BU, que informa o total de votos recebidos por candidato, partido político, votos brancos, votos nulos, número da seção, identificação da urna e a quantidade de eleitores que votaram na respectiva seção eleitoral.

Últimas