Eleições 2020 João Vítor Xavier defende volta imediata das aulas em BH

João Vítor Xavier defende volta imediata das aulas em BH

Candidato à prefeitura pelo Cidadania foi o 4º a participar da série de entrevistas que a Record TV Minas realiza com os líderes das pesquisas

  • Eleições 2020 | Pablo Nascimento, do R7

João Vítor Xavier, candidato à Prefeitura de Belo Horizonte pelo Cidadania, afirmou durante entrevista à Record TV Minas, nesta quinta-feira (12), que as aulas presenciais nas escolas serão retomadas imediamente na cidade, caso seja eleito.

Durante a conversa com o apresentador Eduardo Costa, no MG no Ar, o deputado estadual citou as políticas adotadas em outros países para denfeder a reabertura dos colégios na cidade, que estão fechados desde o mês de março.

—  Os países que já estão na segunda onda fecharam algumas coisas, mas as escolas estão funcionando. Eu não conheço país sério no mundo que quando voltaram as atividaes, não voltaram também as escolas.

Candidato planeja acordos com hospitais particulares

Candidato planeja acordos com hospitais particulares

Daniela Fernandes / R7

Questionado se fecharia a cidade em uma possível segunda onda da covid-19, Xavier defendeu que para tomar esta decisão, a prefeitura deve dialogar mais com os setores afetados e evitar “radicalismos”.

— O prefeito tem que conversar com as pessoas, tem que dialogar com a cidade. Abrir ou fechar é do momento. Eu acho, por tudo que está acontecendo, que não deveríamos chegar ao radicalismo. A cidade não pode ter um prefeito que não conversa com a CDL, com a Abrasel e com os comerciantes. Quando um bar fecha, não é só ele que está perdendo. É o garçom que está perdendo, é a cozinheira, é gente simples que está sofrendo.

Saúde

Na área da saúde, o candidato defende fechar contratos com hospitais particulares para realização de consultas e exames pelo SUS (Sistema Único de Saúde) durante horários ociosos nesta unidade, como o turno da noite.

Xavier também propõe a realização de parcerias público-privadas para a construção de postos de saúde e a terceirização de alguns serviços, como o de manutenção. O político acredita que com estas modificações é possível melhorar a estrutura das unidades e, consequentemente, o atendimento.

— Quando a gente roda nos postos de saude, a gente vê o sofrimento das pessoas que não têm a qualidade do serviço. Eu quero um profissional da saúde cuidando da saúde e não da manutenção ou trocando lâmpada e arrumando porta.

IPTU

Xavier planeja, em sua possível gestão, congelar o valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) na cidade. Para o candidato, além de ajudar o morador que enfrenta dificuldades para pagar a taxa, a mudança na cobrança pode estimular a economia do município.

— Talvez essa seja a grande virada que precisamos no Brasil. Parar de pensar que a cidade tem que faturar e lucrar em cima do IPTU. Se a pessoa tiver produzindo, você vai gerar algum imposto, como exemplo o ISS (Imposto Sobre Serviços). Aquele imposto que você está produzindo está fazendo a economia funcionar.

Entrevista

João Vítor Xavier foi o quarto candidato à Prefeitura de Belo Horizonte a participar da série de entrevistas que a Record TV Minas realiza com os cinco melhores colocados na disputa este ano.

O representante do Cidadania aparece em terceiro lugar no levantamento realizado pelo Realtime Big Data no dia 30 de outubro. As entrevistas vão acontecer até esta sexta-feira (13), no MG no Ar, às 8h, seguindo a ordem decrescente das pesquisas.

Durante a conversa com o apresentador Eduardo Costa, Xavier ainda falou sobre sua política ambiental, propostas para a limpeza da Lagoa da Pampulha e do fortalecimento da economia. Assista à entrevista completa no vídeo que está no início desta reportagem.

Após conceder entrevista ao programa da Record TV Minas, o candidato participou de uma live nas redes sociais da emissora, onde respondeu perguntas enviadas por internautas. Assista à transmissão abaixo:

Últimas