Eleições 2020 Máscara e documento: veja o que é preciso levar para votar no 2º turno

Máscara e documento: veja o que é preciso levar para votar no 2º turno

Máscara e documento oficial com foto são os dois itens imprescindíveis na hora de votar nas eleições municipais deste ano

Devido às recomendações sanitárias para se evitar a exposição à covid-19, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) indica recomendações específicas para a votação deste domingo (15). Máscara e documento oficial com foto são os dois itens imprescindíveis na hora de votar nas Eleições Municipais deste ano

Leia mais: Tudo que você precisa saber sobre o dia da votação

Uma delas é o uso obrigatório de máscara no local de votação, como forma principal de se evitar a disseminação do novo coronavírus. Além disso, o órgão recomenda que cada eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação na seção eleitoral.

O TSE também orienta que se evite levar crianças ou acompanhantes no local.

18 capitais terão as votações de segundo turno para prefeito

18 capitais terão as votações de segundo turno para prefeito

Zanone Fraissat/Folhapress

Quase 148 milhões de pessoas estão aptas a votar neste domingo (15) de eleições municipais por todo o Brasil. Para saber qual é seu local de votação, basta acessar o site do TSE ou conferir pelo aplicativo e-título, disponível nas plataformas iOS ou Android.

Leia também: Eleitor que justificou falta no 1º turno por aplicativo não será multado

Vale lembrar que para poder votar, é necessário estar com um documento pessoal com foto – seja o título de eleitor, passaporte, identidade (RG), Carteira de Trabalho (CTPS) ou de Habilitação (CNH).

Assim como ocorreu em anos anteriores, o eleitor que já fez o cadastro biométrico pode, caso prefira, utilizar o aplicativo e-Título para se identificar, precisando mostrar somente a tela do celular ao mesário. A ferramenta digital dispensa que o eleitor porte qualquer documento em papel.

Veja também: 6,3 mil mulheres recebem um ou zero voto na eleição

O eleitor também pode levar a conhecida cola na hora de votar, com os números de seus candidatos. Vale lembrar, porém, que não é permitido portar o aparelho celular dentro da cabine de votação. Por isso, se for mesmo necessária, o melhor é levar a cola em papel.

Dentro da cabine, também são proibidos máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos com o mesário enquanto o eleitor vota.

Últimas