Eleições 2020 Nilmário propõe escola integral para todos os alunos de 0 a 6 anos em BH

Nilmário propõe escola integral para todos os alunos de 0 a 6 anos em BH

Representante do PT foi o primeiro a participar da série de entrevistas que a Record TV Minas realiza com os candidatos à prefeitura da capital mineira

  • Eleições 2020 | Pablo Nascimento, do R7

Nilmário Miranda, candidato à Prefeitura de Belo Horizonte pelo PT, disse em entrevista à Record TV Minas, nesta segunda-feira (9), que defende a ampliação da escola integral gratuita para todas as crianças de 0 a 6 anos na cidade.

Em conversa com o apresentador Eduardo Costa, no MG no Ar, o petista afirmou que também teria fechado as escolas para combater a pandemia de covid-19, como foi feito na capital mineira, mas defendeu o desenvolvimento de estratégias para recuperar a possível defasagem dos alunos.

— Já perdemos este ano [letivo]. No caso do ensino fundamental da escola municipal, temos que preparar para recuperar o atraso, sobretudo daquela banda de Belo Horizonte que ficou de fora, que não tem inclusão digital. Nos aglomerados, nos morros, na periferia, temos que dar uma atenção para eles, mas voltar ao período integral.

Nilmário planeja ações para recuperação de alunos

Nilmário planeja ações para recuperação de alunos

Reprodução / Record TV Minas

Ainda sobre educação, Miranda declarou que é contrário ao projeto “Escola Sem Partido”, que é analisado na Câmara de Vereadores. A proposta trata sobre “interferências ideológicas e religiosas” nas salas de aula.

— O estado laico foi aprovado há 134 anos. Nós temos que garantir que a escola seja laica, além de abranger todas as religiões e a quem não tem religião.

Redistriuição de renda

Questionado sobre uma possível política de redistribuição de renda, o candidato afirmou que a prefeitura tem recursos para garantir um auxílio complementar ao Bolsa Família para garantir uma renda mínima de um quarto de salário mínimo para todas as famílias.

— Vamos tirar 4% do orçamento [da prefeitura]. Ninguém vai ganhar menos que um quarto de salário por família em Belo Horizonte. Será pago com uma moeda social, que vai valer apenas em Belo Horizonte. Uma moeda específica para desenvolver o comércio local.

Mobilidade urbana

Questionado sobre os projetos relacionados à mobilidade urbana, Miranda esclareceu que a aposta de sua possível gestão será em articular a ampliação do metrô e levar faixas de ciclovias para todas as nove regionais da cidade. O candidato também planeja garantir gratuidade nos ônibus para estudantes e desempregados, reorganizando o sistema de financiamento do serviço.

— O [transporte público] já é subsidiado, mas mal subsidiado. Por exemplo, é bom que os policiais tenham gratuidade, mas quem paga é o usuário. Deveria ser o governo do estado. A pessoa com deficiência também tem que ter, mas é o usuário que subsidia. Quem tem que dar o subsídio é quem está ligado a cada área.

Eleição nos EUA

Durante a entrevista, o apresentador Eduardo Costa ainda perguntou Miranda como ele, na posição de ex-ministro dos Direitos Humanos, avalia a vitória de Joe Biden sobre Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos. O petista afirmou que “saúda” o candidato eleito.

— Com certeza absoluta. Não porque ele [Biden] seja uma pessoa de esquerda, nada disso. É porque ele derrotou o atraso, a ignorância, a estupidez, que é contra a ciência e a verdade.

Entrevista

Nilmário Miranda foi o primeiro candidato à Prefeitura de Belo Horizonte a participar da série de entrevistas que a Record TV Minas realiza com os cinco melhores colocados na disputa este ano. O petista aparece em quinto lugar no levantamento realizado pelo Realtime Big Data no dia 30 de outubro. As entrevistas vão acontecer até esta sexta-feira (13), no MG no Ar, às 8h, seguindo a ordem decrescente das pesquisas.

Durante a conversa com o apresentador Eduardo Costa, Miranda ainda comentou sobre propostas para a saúde, a relação com o ex-governador de Minas Fernando Pimentel (PT) e sobre incentivos tributários para empresas. Assista à entrevista completa no vídeo que está no início desta reportagem.

Após conceder entrevista ao programa da Record TV Minas, o candidato participou de uma live nas redes sociais da emissora, onde respondeu perguntas enviadas por internautas. Assista à transmissão abaixo:

Últimas