Eleições 2020 PT oficializa Jilmar Tatto como candidato à Prefeitura de São Paulo

PT oficializa Jilmar Tatto como candidato à Prefeitura de São Paulo

Professor, historiador e empresário, ele foi secretário municipal de Transportes da capital paulista e elegeu-se duas vezes deputado federal

Jilmar Tatto tem o apoio dos principais nomes do partido

Jilmar Tatto tem o apoio dos principais nomes do partido

Reprodução/Redes Sociais

O PT oficializou neste sábado (12) a candidatura de Jilmar Tatto à Prefeitura de São Paulo. O anúncio foi feito por meio de videoconferência com a participação de diversas figuras importantes do partido, como o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Eduardo Suplicy, o ex-prefeito Fernando Haddad e a atual presidente nacional da sigla, a deputada federal Gleisi Hoffmann.

A surpresa foi o discurso ao vivo do ex-ministro petista José Dirceu. A ex-presidente Dilma Rousseff foi anunciada na convenção on-line deste sábado, mas não gravou depoimento.

Esta é a primeira vez que Tatto disputa o cargo de prefeito da capital paulista. Ele terá o desafio de devolver o PT ao topo da corrida eleitoral, já que, com exceção a 2016, o partido esteve ao menos no segundo turno em todas as eleições desde 1988.

Desde 1988, o partido elegeu três perfeitos em São Paulo: Luiza Erundina (1988), Marta Suplicy (2000) e Fernando Haddad (2012).

Trajetória

Jilmar Tatto é professor, historiador, empresário e foi deputado federal pelo mesmo partido por dois mandatos (2007-11) e (2011-15).

Durante o segundo mandato como deputado, deixou o cargo para assumir, em 1º de janeiro de 2013, a Secretaria Municipal de Transportes da capital paulista, no mandato de Fernando Haddad (PT). Tatto também foi deputado estadual entre 1999 e 2002, também pelo PT.

Últimas