Eleições 2022 Rodrigo Garcia vai apoiar Tarcísio no segundo turno ao Governo de São Paulo

Rodrigo Garcia vai apoiar Tarcísio no segundo turno ao Governo de São Paulo

No primeiro turno, Freitas recebeu 9.881.995 votos (42,32%), e Haddad, 8.337.139 votos (35,7%)

  • Eleições 2022 | Do R7, em Brasília

Fernando Haddad e Tarcísio de Freitas vão ao segundo turno em SP; Rodrigo Garcia apoia Tarcísio

Fernando Haddad e Tarcísio de Freitas vão ao segundo turno em SP; Rodrigo Garcia apoia Tarcísio

Edu Garcia / R7

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), deve anunciar apoio ao candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos), que disputará o segundo turno contra Fernando Haddad (PT) na corrida ao Palácio dos Bandeirantes. O anúncio deve ser realizado nesta terça-feira (4), segundo fontes. 

Com 100% das seções eleitorais apuradas, Garcia teve 4.296.293 votos (18,4%) e terminou o primeiro turno em terceiro lugar. Já Freitas recebeu 9.881.995 votos (42,32%) e Haddad, 8.337.139 votos (35,7%). 

Dessa forma, o republicano e o petista voltam a se enfrentar nas urnas no dia 30 de outubro. Nesta fase da campanha, os políticos articulam apoio com demais nomes e partidos, além de iniciarem uma série de viagens pelo estado, que concentra mais de 34,6 milhões de eleitores.

PSDB

Como o R7 mostrou, o PSDB, que governou o Brasil duas vezes com Fernando Henrique Cardoso, encolheu nas eleições de 2022. Na Câmara dos Deputados, a legenda deixou de ter os atuais 23 deputados para ficar com 18. No Senado, o partido nem sequer elegeu candidato. Esse é o pior resultado da legenda desde 1998.

O partido também encolheu na disputa ao Governo dos estados. O caso mais emblemático é o de São Paulo, berço político do PSDB, onde Garcia, que atualmente comanda o Executivo paulista, ficou em 3º lugar. É a primeira vez em 28 anos que um governador que não é do PSDB vai comandar o Palácio dos Bandeirantes.

O PSDB vai disputar o segundo turno em quatro estados: Rio Grande do Sul, entre Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL); em Mato Grosso do Sul, com Eduardo Riedel (PSDB) contra Capitão Contar (PRTB); em Pernambuco, com Raquel Lyra (PSDB) contra Marília Arraes (Solidariedade); e na Paraíba, onde Pedro Cunha Lima (PSDB) vai enfrentar João Azevedo (PSB). Em todos esses estados, os tucanos chegaram em 2º lugar.

Últimas