Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

TRE manda Zema dar direito de resposta a Pimentel por publicação em rede social

Juiz considerou que texto publicado pelo governador de Minas apresenta termos difamatórios e sem provas contra o petista

Eleições 2022|Pablo Nascimento, do R7

Zema tem 48 horas para fazer nova publicação em rede social
Zema tem 48 horas para fazer nova publicação em rede social Zema tem 48 horas para fazer nova publicação em rede social

O TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) determinou que o governador e candidato à reeleição Romeu Zema (MG) divulgue em seu perfil em uma rede social uma resposta do ex-governador e candidato a deputado federal Fernando Pimentel (PT).

A decisão do juiz Adilon Clever de Resende atende a um pedido de Pimentel, que questionou uma publicação com supostos "dizeres inverídicos e difamatórios" contra ele.

A defesa de Pimentel argumentou que o uso do termo "desmamada" quis insinuar ao eleitorado que Pimentel, quando foi governador de Minas, teria mantido cargos em excesso no intuito de se aproveitar da função.

De acordo com o TRE, a defesa de Zema alegou que não caberia direito de resposta, pois o texto teria feito uma crítica à gestão ou a fatos da administração pública, e não a "fato sabidamente inverídico apto a ofender, em caráter pessoal, o candidato, partido ou coligação".

Publicidade

O juiz, no entanto, avaliou que houve excessos na publicação de Romeu Zema.

"Quanto à argumentação do representado de que sua postagem se refere ao seu direito de liberdade de expressão e opinião, da mesma forma, restaram infrutíferas suas argumentações, visto que, além de sua publicação violar as regras eleitorais, por usar expressão que deprecia a imagem do representante no processo eleitoral, ele não trouxe aos autos nenhuma documentação apta a comprovar que a mensagem publicada em seu Instagram tem lastro na verdade dos fatos", explicou o magistrado.

Publicidade

Com a decisão, Zema terá 48 horas para divulgar a resposta de Pimentel sobre a mensagem. A nova postagem deve ficar no ar por ao menos o dobro do tempo da publicação questionada. O post também deve ter o mesmo impulsionamento e destaque dado ao texto que criticou Pimentel.

Procurada, a defesa de Zema informou que vai recorrer da decisão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.