Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fique por dentro das regras para o uso de película automotiva

Conheça a legislação, modelos e dicas de conservação para acertar na escolha do acessório

|Matéria Patrocinada

A película automotiva reduz o calor e melhora o ofuscamento
A película automotiva reduz o calor e melhora o ofuscamento A película automotiva reduz o calor e melhora o ofuscamento

Não foi por modismo que a película ganhou status de acessório indispensável para muitos motoristas brasileiros. “A película ajuda a proteger contra os raios nocivos do sol, reduz o calor, melhora o ofuscamento, aumenta a dirigibilidade e as linhas de segurança que protegem em caso de acidentes e tentativas de roubo”, explica Franciane Philipini, da Só Películas Soluções para vidros 3M.

Mas antes de sair com os vidros envelopados é importante conhecer a legislação nacional para não correr o risco de receber uma multa, acumular cinco pontos na carteira e ter o item retirado do carro. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a transparência da película deve ser de até 75% no para-brisa incolor, até 70% no para-brisa colorido e janelas laterais, e até 28% nas janelas traseiras e vidro traseiro.

E não são apenas os filmes escuros que estão na mira da justiça. As películas refletivas também são proibidas, já que podem prejudicar a visão de outros motoristas e provocar acidentes.

Escolha a sua película

Publicidade

Da solução mais econômica até alternativas mais resistentes, o mercado oferece opções para todos os gostos e bolsos. A empresária Franciane Philipini compara as películas aos óculos originais e imitações. “Uma linha protege e na outra há apenas um tingimento escuro. Nas películas acontece o mesmo, temos as linhas com tecnologia, proteção contra os raios UVA e UVB, fator solar acima de 1000+, rejeição de calor e existem as linhas que somente escurem os vidros do carro, na verdade é um poliéster tingido”, explica.

Entre as novidades deste mercado existem películas antivalismo, que são mais espessas e protegem contra furtos e roubos. Se ocorrer a quebra do vidro, esse tipo de filme acaba retendo os estilhaços e dificulta o acesso imediato ao veículo.

Publicidade

As soluções mais básicas costumam apenas escurecer o vidro e não garantem proteção contra raios solares.

Instalação segura

Publicidade

De acordo com Franciane Philipini, a instalação de uma película leva cerca de duas horas. “Como o procedimento da empresa é realizar a secagem e colagem total dessa película, nossos clientes já saem da loja movimentando os vidros. Porém existem empresas que pedem que o vidro não seja aberto no prazo de 48 horas”, explica.

Dicas para conservar

Além de instalar a película em local recomendado e com profissional habilitado, procure conservar corretamente, lavando apenas com água e sabão neutro. Jamais faça a limpeza debaixo do sol, pois a reação pode prejudicar o filme.

Agora que você já sabe tudo sobre películas automotivas, clique aqui, acesse o Autoline e faça uma pesquisa para a compra do seu próximo carro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.