Estados Unidos

Hora 7 Análise de DNA salva urso gigante da pena de morte e revela que ele não agiu sozinho

Análise de DNA salva urso gigante da pena de morte e revela que ele não agiu sozinho

Inicialmente, Hank foi acusado de 28 invasões em região da Califórnia, mas evidências revelaram que crimes foram cometidos por, pelo menos, três animais

  • Hora 7 | Do R7

Resumindo a Notícia

  • Análises de DNA salvaram Hank the Tank, um grande urso da Califórnia
  • O animal fora acusado de 28 invasões, e autoridades queriam sacrificá-lo
  • Mas as invasões foram cometidas por pelo menos três animais
  • Além disso, a comida humana está fazendo ursos pararem de hibernar
Ele foi acusado de crimes que não cometeu e escapa da pena de morte

Ele foi acusado de crimes que não cometeu e escapa da pena de morte

Reprodução/Facebook/Bear League

A história do urso Hank the Tank (Hank, o Tanque) ganhou uma reviravolta. Após ter virado alvo de uma caçada de autoridades da Califórnia (EUA), acusado de invadir e roubar comida de 28 casas, o animal agora saiu da lista dos mais procurados do estado. O Departamento de Vida Selvagem local caçava Hank para sacrificá-lo, enquanto ONGs lutavam para salvar o destino do animal.

O urso invasor foi salvo por uma investigação. Uma análise de DNA revelou que os crimes imputados a Hank foram, na verdade, cometidos por pelo menos três ursos-negros.

Um comunicado das autoridades afirmou que moradores confundiram os ursos, e foram necessários exames de amostras deixadas pelo animais durante as invasões para esclarecer a situação.

Humanos não são bons em diferenciar ursos por suas características físicas, de forma que qualquer urso um pouco mais robusto — Hank tem cerca de 225 kg — provavelmente foi confundido com Hank.

Descobrir que Hank não era o responsável por todas as invasões foi o bastante para o Departamento de Vida Selvagem revogar a pena de morte dele. A mudança revela que diversos ursos da região do lago Tahoe se acostumaram a comer comida humana e farão qualquer coisa para consegui-la — Hank fora o assunto de 150 ligações de moradores para serviços de emergência.

Agora o jogo virou, e a polícia de Tahoe pede aos moradores que parem de ligar para denunciar Hank.

"É hora de conversar. Por favor, pare de ligar para a polícia de South Lake Tahoe para dar suas opiniões sobre Hank", disse a instituição, em um comunicado publicado no Facebook.

Abaixo, uma típica refeição de Hank, filmada por um morador local.

Com a confirmação de que ele não age sozinho, a situação talvez até piore, uma vez que não é apenas Hank que é "severamente habituado à comida", mas também vários outros ursos da região.

Ser viciado em comida e lixo das casas faz com que ursos parem de temer casas e pessoas, o que pode deixar os encontros com humanos cada vez mais perigosos. Além disso, tais ursos desaprendem a caçar, o que dificulta que sejam transferidos para outras regiões selvagens.

A Bear League, ONG que lutou para salvar a cabeça de Hank, comemorou a absolvição dele.

O departamento agora pretende prender e marcar Hank e seus companheiros viciados em comida e trabalhar para realocá-los, enquanto adverte moradores para que continuem os esforços de evitar deixar comida desprotegida ou ao alcance dos ursos.

Ursos acordados

A fama de Hank revelou outro problema: muitos ursos da região não estão hibernando — todos eles deveriam estar hibernando neste exato momento, já que é inverno no Hemisfério Norte. Não se sabe com certeza o que está causando essa mudança brusca, mas a comida humana é a principal suspeita.

Outra possibilidade são as mudanças climáticas, que estão deixando os invernos muito menos rigorosos.

Como a hibernação é um mecanismo natural para grandes predadores sobreviverem aos períodos em que fontes de alimento são mais escassas, ter acesso à alimentação abundante o ano inteiro pode eliminar essa necessidade.

"Com acesso à comida durante todo o ano e fontes alternativas de alimentos, o corpo [dos ursos] pode não induzi-los a entrar nesse sono profundo. Eles vão simplesmente pular a hibernação completamente", disse Peter Tira, porta-voz do Departamento de Vida Selvagem da Califórnia, ao jornal San Francisco Chronicle.

Além disso, a população dos ursos-negros está aumentando na região. Em razão desse comportamento "viciado", é bem possível que a superpopulação se torne um problema em breve, como apontam autoridades locais.

Grandes ursos como Hank deverão ser mais frequentes e ativos durante todo o ano. Segundo a Bear League, cerca de 20% dos ursos de Tahoe não estão mais hibernando no atual inverno.

Outros estão hibernando menos. Em vez de dormirem no início de novembro e acordarem no fim de abril, vários deles agora começam a hibernar no fim de dezembro e acordam na primeira metade de março.

"Não é natural e não é normal", disse Ann Bryant, fundadora da ONG, ao San Fracisco Chronicle.

Os ursos da Califórnia foram temas de diversas matérias do HORA 7 em 2021, a ponto de nos lembrarmos deles em nossa retrospectiva do ano passado. Releia abaixo!

Últimas