Resumindo a Notícia
- Uma baleia foi filmada enquanto nadava entre mergulhadores
- O encontro com o animal de 9 m aconteceu na costa da Polinésia Francesa
- A baleia jovem parecia curiosa e 'brincalhona' enquanto nadava próximo ao grupo
- Uma das mergulhadoras conseguiu registrar o encontro com a baleia imensa
Mergulhos com baleias não são tão comuns como aqueles com tubarões
Reprodução/Kayleigh Grant/Via Daily MailUm grupo de mergulhadores viveu um momento único e inesquecível durante um mergulho em outubro. Enquanto mergulhavam, uma baleia jovem de 9 m apareceu e nadou entre eles por bastante tempo.
A mergulhadora profissional Kayleigh Grant conseguiu registrar o encontro com a jubarte enorme, ocorrido na costa da Polinésia Francesa. O imenso cetáceo permaneceu próximo do grupo por cerca de uma hora.
"É realmente muito raro que esses animais se interessem assim. Este ficou conosco por uma hora ou mais, parecia bastante brincalhão e indisciplinado", lembra Grant em entrevista ao Daily Mail.
Após a baleia se afastar, os mergulhadores mantiveram o cuidado com o animal. "Você tem que ser cauteloso, apenas por causa do tamanho, até mesmo um golpe da barbatana da cauda pode ser perigoso para um ser humano", explica a mergulhadora.
No vídeo é possível ver como a baleia quase encosta o peitoral em uma das pessoas quando se aproxima do grupo. Grant destaca que, mesmo que as baleias intencionalmente não causem nenhum dano nem sejam um perigo iminente, o tamanho do animal o torna perigoso.
Também é importante lembrar que as jubartes podem alcançar 18 m e chegam a pesar 53 toneladas. O encontro com um animal desses é bastante raro, segundo Grant, que consegue contar nos dedos quantas vezes nadou com baleias durante os anos de mergulho profissional.
"Temos temporadas com baleias. Elas não estão por perto o tempo todo como os tubarões, então talvez você tenha sorte assim uma vez por ano se for um mergulhador. Se você é uma pessoa normal, é extremamente sortudo, uma experiência única na vida", ressalta ela.
O comportamento é ainda mais raro por acontecer apenas com baleias jovens que acabaram de se separar das mães. Por serem novos, os animais continuam curiosos e "brincalhões", o que faz com que se aproximem dos humanos.
VEJA TAMBÉM: Tubarões-baleia encantam turistas durante clique submarino