Hora 7 Bióloga ensina a repelir tubarões: 'Situação rara, mas pode acontecer'

Bióloga ensina a repelir tubarões: 'Situação rara, mas pode acontecer'

Especialista mostrou em vídeo como redirecionar o predador, ao colocar uma das mãos sobre o focinho do bicho

  • Hora 7 | David Plassa, do R7

Resumindo a Notícia
  • Uma bióloga marinha compartilhou um vídeo no qual ensina a repelir um tubarão-tigre.

  • No registro, a especialista fica frente a frente com o predador.

  • Ela reforça que essa é uma situação rara e não deve ser feita propositalmente.

  • No entanto, o método ensinado ajuda a criar uma interação segura com o animal.

Bióloga marinha registrou vídeo no qual ensina a afugentar um tubarão-tigre

Bióloga marinha registrou vídeo no qual ensina a afugentar um tubarão-tigre

Reprodução/Instagram/Andriana Marie

A bióloga marinha Andriana Fragola compartilhou um vídeo no Instagram onde ensina como afugenta um tubarão-tigre. Na legenda do conteúdo, ela lembra que essa é "uma situação RARA", mas que pode acontecer com qualquer pessoa.

A especialista também reforça a orientação de não se colocar propositalmente na frente do predador para testar o método. Segundo Adriana, a ideia é antecipar a presença do animal, "sempre que entrar no oceano."

No registro, a bióloga fica frente a frente com o tubarão, durante mergulho no Havaí (EUA). Ao colocar uma das mãos sobre o focinho do bicho, ela o redireciona para outro ponto, longe do perímetro que ocupa.

"Conforme o tubarão se aproxima, certifique-se de manter o contato visual, estenda a mão e trave o cotovelo", explica Adriana durante o vídeo. "Em seguida, pressione a palma da mão sobre o topo da cabeça do tubarão e prossiga empurrando para cima."

Vale o clique: Porcos são capazes de devorar um humano inteiro? A resposta é: quase

Mesmo com a mudança de rota, as orientações não param por aí: "Deixe sua mão ao longo da lateral do corpo [do animal] para manter o espaço extra, no caso do tubarão decidir voltar." Com o predador longe, é hora de dar uma olhada geral ao redor para se certificar de que não há nenhum outro por perto.

"Novamente, isso não deve ser tentado por diversão", adverte Ariana ao final da legenda. "Mas, se você estiver mergulhando de snorkel e tiver uma abordagem de um tubarão-tigre curioso, essa é uma GRANDE informação, que ajudará a criar uma interação muito mais segura entre você e o tubarão", finaliza.

Já um mergulhador, ao invés de repelir um tubarão, acabou com ele grudado ao abdômen e teve que removê-lo na facada. Confira abaixo!

Últimas