Resumindo a Notícia
- Cientistas se depararam com uma formação rochosa inusitada no fundo do oceano Pacífico.
- A estrutura veio à tona no Havaí, em uma importante área de conservação marinha.
- Ela acabou comparada à estrada dos tijolos amarelos do romance infantil 'O Mágico de Oz'.
- Mas, segundo os pesquisadores, trata-se de 'um exemplo de geologia vulcânica ativa antiga'.
Formação rochosa marítima foi comparada à estrada dos tijolos amarelos de 'O Mágico de Oz'
Montagem/R7, com Domínio Público e YouTube/EVNautilusCientistas a bordo do navio de pesquisa Nautilus se depararam com uma formação rochosa no fundo do oceano Pacífico, próximo ao arquipélago do Havaí, semelhante à estrada dos tijolos amarelos apresentada no romance infantil O Mágico de Oz.
A decoberta foi registrada durante pesquisa realizada no Monumento Nacional Marinho Papahānaumokuākea (PNMM, na sigla em inglês), uma das maiores áreas de conservação marinha do mundo.
Apesar de os próprios pesquisadores do vídeo compararem a estrutura com a estrada de O Mágico de Oz — ou com algum resquício da lendária ilha de Atlântida —, estamos na realidade diante de "um exemplo de geologia vulcânica ativa antiga", conforme exposto na descrição da postagem.
"As fraturas únicas de 90 graus provavelmente estão relacionadas ao estresse de aquecimento e resfriamento de várias erupções nesta margem cozida", explica um segundo trecho do texto.
No último mês, a equipe do Nautilus passou a maior parte do tempo explorando a geologia e os sistemas biológicos dos chamados "montes submarinos", montanhas submersas de origem vulcânica.
Vale o clique: Vermes canibais e venenosos são vistos na Europa e deixam jardineiros em pânico
A embarcação é operada pela organização sem fins lucrativos Ocean Exploration Trust, que realiza transmissões ao vivo das expedições submarinas em curso.
Conforme reportado pelo tabloide Daily Mail, o objetivo da expedição em questão era coletar amostras para determinar a origem geológica e a idade dos montes submarinos, a fim de uma melhor compreensão da formação das ilhas do noroeste do Havaí.
Por falar em fundo do mar, cientistas documentam quatro espécies de tubarões que "andam" por lá. Confira abaixo!