Hora 7 Com drone, exploradores fazem vídeo impressionante de cidade-fantasma em montanha

Com drone, exploradores fazem vídeo impressionante de cidade-fantasma em montanha

Fotógrafos mostraram detalhes impressionantes de Craco, uma cidade italiana que já foi posto militar, mas sofreu com deslizamentos de terra e terremotos

Resumindo a Notícia

  • Um fotógrafo fez imagens impressionantes de uma cidade-fantasma histórica
  • Craco fica em uma montanha na Itália e tem uma longa história
  • A pequena vila já foi posto militar há séculos
  • Mas o centro histórico da região precisou ser abandonado após deslizamentos de terra
Centro histórico da cidade está totalmente abandonado

Centro histórico da cidade está totalmente abandonado

Reprodução/Instagram/@boys_with_drones

Uma dupla de exploradores urbanos mostrou o que sobrou de uma cidade-fantasma italiana do século 8. Craco, como é conhecida, foi usada como um posto militar, até seus habitantes precisarem fugir e o que restou hoje é usado como cenário de filmes famosos, como algumas produções da franquia James Bond.

Para filmar a cidade em todos os detalhes, o fotográfo holandês Roman Robroek, de 34 anos, utilizou um drone, operado pelo especialista Sven van der Wal — ambos são conhecidos como Boys With Drones (Meninos com Drones) nas redes sociais.

"A cidade tem muitos vínculos com o meio ambiente e com a estética do entorno local. Isso é o que o torna bonito. Mas, em última análise, também foi o que contribuiu para o seu fim!", disse Roman, em entrevista à agência Jam Press.

O uso de tecnologia também foi para evitar acidentes, já que Craco fica em uma encosta montanhosa de 400 metros de altura, no sul da Itália.

A história de Craco é longa. A pequena vila tem 796 habitantes, mas seu centro histórico começou a ser abandonado em 1963, após um grande deslizamento de terra ser desencadeado por uma série de obras de infraestrutura no local. 

Pouco depois, as mesmas obras também causaram uma pequena enchente. Após um terremoto em 1980, o centro de Craco foi totalmente abandonada e deu origem a uma cidade-fantasma — que serviu de cenário para filmes como 007 - Quantum of Solance (2008) e A Paixão de Cristo (2004).

No período de auge, foi um posto militar por volta de 1.200, tinha 450 habitantes um século depois, até chegar a 2.500 moradores no ano de 1.500.

As más condições agrícolas, terremotos e ação de criminosos decretou a decadência cada vez maior da cidade nos anos seguintes, até se tornar uma pequena vila.

LEIA ABAIXO: A cidade-fantasma que já foi uma das ilhas mais mortais do mundo

Últimas