Conhecimento Cientifico Acetilenos, o que são? Aplicação, formas de obtenção e exemplos

Acetilenos, o que são? Aplicação, formas de obtenção e exemplos

Os acetilenos são compostos hidrocarbonetos da classe dos alcinos, formados por dois carbonos, ligados por ligação tripla, e dois hidrogênios.

Os acetilenos são compostos caracterizados por serem gases incolores, instáveis, com alta índice de combustão, além de produzirem uma chama com temperatura de  3000° C ou 5400°F. Além disso, é um composto da classe dos alcinos, ou seja, hidrocarbonetos acíclicos insaturados com uma ligação tripla.

O composto do acetileno foi descoberto em 1836. Sendo assim, é o alcino com grande importância na química. Isso porque, o composto é utilizado como matéria-prima em materiais orgânicos, como o ácido acético, plásticos e borrachas sintéticas.

Dessa forma,o acetileno é a principal matéria-prima para a fabricação de materiais como, explosivos e solventes industriais. Além disso, o composto acetileno pode ser obtido através das matérias-primas do calcário e do carvão de pedra.

Propriedades dos acetilenos

Como vimos, os alcinos são característicos dos hidrocarbonetos, possuindo cadeia aberta com ligação tripla entre os compostos de carbono. Dentre da classe dos alcinos, o composto acetileno, ou etino (HC ≡ CH), é um dos mais importantes devido a utilização na química.

Acetilenos, o que são? Aplicação, formas de obtenção e exemplos

Acetilenos, o que são? Aplicação, formas de obtenção e exemplos

Conhecimento Científico
Os acetilenos possuem ligação tripla de carbono. Fonte: Info Escola

Sendo assim, dentre as propriedades físicas do acetileno estão:

Fórmula química: …………..C2H2 Temperatura crítica:…………36,3° C Pressão Crítica:………………..62,42 bar Peso molecular: ………………26,038 g/mol Ponto triplo: …………………..-80,75° C / 1,28 bar Densidade (15°C /760 mmHg): …………………1,11 Kg/m3 Temperatura de inflamação em oxigênio……..296°C

Cetonas, o que são? Definição, classificação, propriedade e nomenclatura

×

Aplicações dos acetilenos

Os acetilenos, em contato com gás oxigênio, possuem capacidade de liberar grandes quantidades de calor durante a combustão. Por conta disso, o acetileno era bastante utilizado como arma para explodir cavernas. Essas armas eram montadas em lanternas, chamadas de lanternas de carbureto.

As lanternas eram utilizadas por conta da chama quente e luminosa que o composto proporciona. Entretanto, hoje em dia, as lanternas funcionam à base de pilhas. Assim, uma das principais funções do acetileno, hoje, é como maçarico oxiacetilênico.

Acetilenos, o que são? Aplicação, formas de obtenção e exemplos

Acetilenos, o que são? Aplicação, formas de obtenção e exemplos

Conhecimento Científico
Exemplo de lanterna movida à carbureto. Fonte: Alberto Lopes

Isso porque, o composto atinge temperaturas de até 3000ºC, sendo perfeito para o corte de chapas de aço e na solda. Dessa forma, a composição química do acetileno é formada por: 2 C2H2 + 5 O2 → 4 CO2 + 2 H2O + calor.

Sendo assim, o acetileno é um composto importante, sendo utilizado como matéria-prima em elementos orgânicos, como o etanol (aldeído acético). Além disso, também é utilizado como síntese dos compostos:

Acrilonitrila – importante na fabricação de materiais acrílicos; Acetato de vanila – usado na produção do poliacetato de vanila, ou seja, cola branca; Cloreto de vinila – utilizado na fabricação de policloreto de vinila.

Obtenção do acetileno

Em síntese, o acetileno é um composto que não pode ser encontrado na natureza. Entretanto, existem formas para obtê-lo. Sendo assim, o composto pode ser obtido por meio do gás natural, do craqueamento do petróleo, além do carbeto de cálcio.

Visto isso, obter o acetileno por meio do carbeto de cálcio é a forma mais utilizada na química. Dessa forma, para que a obtenção do composto acetileno seja feita é necessário que o calcário seja aquecido. Nesse sentido, essa é caracterizada como a primeira etapa do processo. Assim, temos:

CaCO3(s) → CaO(s) + CO2(g)

Acetilenos, o que são? Aplicação, formas de obtenção e exemplos

Acetilenos, o que são? Aplicação, formas de obtenção e exemplos

Conhecimento Científico
Obtenção do acetileno através da oxidação parcial dos hidrocarbonetos. Fonte: Mundo Químico

A partir disso, ocorre o aquecimento do óxido de cálcio junto ao carvão. Logo, como resultado temos o carbeto de cálcio (CaC2(s)). Assim, observe:

CaO(s) + 3C(s) → CaC2(s) + CO(g)

Em síntese, após a formação do carbeto de cálcio, o composto deve ser guardado em recipientes que  protejam do contato com a umidade do ar. Isso porque, o composto reage de forma violenta em contato com a água.

Visto isso, quando o composto entra em contato com a água, o resultado é a obtenção do acetileno. Por fim, o composto é representado pela seguinte forma:

CaC2(s) + 2 H2O(l) → C2H2(g) + Ca(OH)2(aq)

O que achou da matéria? Se gostou, corre pra conferir o que são Reações Orgânicas e como são classificados os Anidridos.

Fontes: Alunos Online, Info Escola, Mundo Educação e Brasil Escola

Fonte imagem destaque: Toda Matéria

Essa matéria Acetilenos, o que são? Aplicação, formas de obtenção e exemplos foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas