Conhecimento Cientifico Aculturação, o que é? Definição, principais tipos, característica e exemplos

Aculturação, o que é? Definição, principais tipos, característica e exemplos

A aculturação é um conceito antropológico e sociológico que designa a junção ou transformação de elementos culturais, comportamentos e crenças. Essa matéria Aculturação, o que é? Definição, principais tipos, característica e exemplos foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Quando duas ou mais culturas se mesclam e formam uma nova cultura, ou transformam esta mesma cultura, damos o nome de aculturação. Neste caso, a aculturação pode ocorrer tanto de forma direta como de forma indireta. 

Basicamente, o conceito vem da antropologia e da sociologia, e designa a fusão que ocorre entre elementos culturais, como valores, costumes, hábitos, crenças, etc, entre duas ou mais culturas. Sendo assim, a mudança ou transformação cultural se dá pelo contato de forma direta ou indireta entre diferentes grupos sociais

Os grupos sociais distintos, quando influenciados por diversos elementos, criam novas estruturas culturais e agregam novas práticas, conhecimentos e comportamentos, por exemplo, de determinado povo. Um exemplo bem prático foi o que ocorreu entre as culturas romana e grega, onde se originou a cultura greco-romana. 

Contudo, vale lembrar que o conceito de cultura é bastante amplo. Isso significa que, quando falamos de estruturas culturais, estamos nos referindo a diversos elementos importantes, como hábitos, costumes, modos de fazer, práticas culturais, crenças, etc. Ou seja, a cultura está em constante transformação, mesmo que não haja a junção com outras culturas. 

Aculturação no Brasil

O conceito de aculturação no Brasil pode ser exemplificado pelo encontro cultural que ocorreu entre os índios e portugueses. Neste caso, o processo de fusão das culturas foi imposto, já que os portugueses forçaram os índios a adquirirem a cultura europeia e deixar de lado as crenças indígenas. 

Aculturação, o que é? Definição, principais tipos, característica e exemplos

Aculturação, o que é? Definição, principais tipos, característica e exemplos

Conhecimento Científico
CPB Educacional

Outro exemplo de aculturação no Brasil foi a escravidão negra. Os negros, quando chegaram ao Brasil, foram trazidos de forma forçada, tendo que deixar tudo que construía a identidade cultural africana para trás. No Brasil, os negros escravizados tiveram que aderir à cultura europeia, assim como ocorreu com os índios. 

Apesar da imposição cultural que ocorreu no período colonial, a junção entre a cultura europeia, indígena e a africana deu origem à cultura brasileira como conhecemos hoje. Ou seja, diversos elementos das três culturas podem ser facilmente percebidos nos costumes, nas crenças, no comportamento e nas práticas culturais dos brasileiros. 

Sendo assim, o processo de aculturação foi a base para que a cultura fosse formada e, ainda hoje, é possível perceber o processo de transformação cultural, que está em constante movimento. 

Processo de globalização

A globalização pode ser considerada um processo de aculturação, pois diversos grupos sociais adquirem modos de viver e aderem a formas de agir que são parecidas. Ou seja, o que ocorre entre os diferentes grupos sociais é uma maior interação, proporcionada principalmente pelo avanço tecnológico. 

Dessa forma, elementos culturais e sociais são facilmente difundidos por determinado grupo cultural e incorporados por outros grupos. Isso ocorre por conta da comunicação, que na era digital acontece de forma veloz e as informações podem ser difundidas de forma mais abrangente. 

Nesse sentido, é possível perceber que, ao mesmo tempo em que a globalização cultural tira um pouco da identidade cultural dos povos, ela também abre caminhos para novos horizontes, diminuindo assim a xenofobia entre os grupos culturais do mundo. 

Tipos de Aculturação

Basicamente, a aculturação pode ocorrer de duas formas: direta ou indiretamente. Ambas as formas se moldam de acordo com o tipo de grupo social e das culturas que estão envolvidas no processo de transformação. 

Aculturação, o que é? Definição, principais tipos, característica e exemplos

Aculturação, o que é? Definição, principais tipos, característica e exemplos

Conhecimento Científico
Quero Bolsa

Portanto, a aculturação direta ocorre quando os processos de mudança cultural são feitos de forma forçada ou imposta, como no caso das colonizações, imigrações, guerras, etc.  

Já a aculturação indireta, como o próprio nome sugere, é a forma de mudança cultural que ocorre de forma direta. Neste caso, os meios de comunicação, como jornais, televisão e rádio, influenciam grupos sociais a agir e pensar de determinada forma, mesmo que estes grupos tenham ideologias diferentes. 

Dentro dos tipos de aculturação é possível verificar a existência de duas vertentes. A primeira traz a aculturação como forma de assimilação cultural, onde a transformação de duas ou mais culturas ocorre para acrescentar de forma positiva. 

Por outro lado, também podemos analisar a aculturação que ocorre de forma imposta, onde a cultura que foi dominada vai, aos poucos, perdendo espaço. Neste caso, entra a questão da influência cultural e social, onde elementos de ambas culturas devem se mesclar, porém, sem perder as características culturais. 

Transculturação e Endoculturação

A transculturação é um processo gradual, onde formas e padrões culturais são adquiridos por determinado grupo social até que a cultura seja modificada ou transformada. Aqui, ocorre a adoção de comportamentos e crenças de uma cultura diferente, até que se chegue ao processo de aculturação, ou seja, a mescla cultural, que pode ser direta ou indireta.

Aculturação, o que é? Definição, principais tipos, característica e exemplos

Aculturação, o que é? Definição, principais tipos, característica e exemplos

Conhecimento Científico
Definição

Já o processo de endoculturação, também conhecido como enculturação, é a forma como, ao longo da vida, aprendemos, interiorizamos valores, comportamentos e normas. Portanto, este também é um processo que se assemelha à aculturação entre grupos culturais distintos. 

O que achou da matéria? Interessante, não é? Se gostou, confira também quem foi Bauman e o que significa Ideologia.

Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola, Mundo Educação e Todo Estudo

Imagens: Escola Educação, CPB Educacional, Quero Bolsa e Definição 

Essa matéria Aculturação, o que é? Definição, principais tipos, característica e exemplos foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas