Ada Lovelace – Biografia e sua importância na tecnologia

Ada Lovelace, a primeira programadora do mundo. Hoje é reconhecida por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina.

É bastante comum pensar que a área de tecnologia é dominada por homens. Afinal as mulheres são somente uma “parcela” ou uma minoria. Mesmo que esse pensamento seja quase perpetuado. Com o intuito de mudar isso, mulheres como Condessa de Lovelace, também conhecida como Ada,  mudaram o rumo da história da tecnologia. Com toda certeza, sendo até hoje a maior influência feminina na área de computação.

Ada foi quem criou o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina. Logo, se tornou a primeira programadora da história. Como resultado, sua criação foi tão importante  que foi digna de ganhar um dia só para ser relembrada. O Ada Lovelace Day, acontece toda segunda terça-feira do mês de outubro. Portanto, foi criada por Suw Charman-Anderson com o intuito de festejar e espalhar mundo afora as conquistas de mulheres na ciência, inspirando outras a seguirem carreira nessa área.

Em síntese, Ada representa a luta pela permanência de mulheres na tecnologia e na matemática. Seu marco histórico impactou e ainda impacta a vida de milhares de pessoas. E suas contribuições para as áreas da matemática e da computação não passaram em branco. Em 1982, uma linguagem de programação estruturada recebeu o nome “Ada”, em homenagem à Condessa.

Vida de Ada
Ada

Ada

Conhecimento Científico
Programadora Ada – Fonte: Pinterest

Nascida em Londres em 10 de dezembro de 1815, Lovelace foi a única filha legítima do famoso poeta Lord Byron e sua esposa Baronesa Byron. O poeta, ícone do romantismo, esperava ter um menino. Logo, acabou abandonando a família quando Ada era uma bebê, e morreu durante sua infância.  Inesperadamente, sua esposa, por sua vez, promoveu o interesse pela matemática e pela lógica na filha. Pois esperava que ela não desenvolvesse a “insanidade” do pai.

Um dos mentores da jovem Ada foi Augustus De Morgan. A saber, o primeiro professor de matemática da Universidade de Londres. Aliás, que foi a primeira universidade da Inglaterra a permitir que mulheres se graduassem. Ao passo que  isso somente aconteceu 26 anos após a morte de Ada.

Grande conquista da Condessa

Assim que Ada começou a trabalhar num projeto com o cientista Charles Babbage. Foi incluída em seu projeto sobre a Máquina Analítica- sendo essa utilizada para executar e imprimir cálculos matemáticos.  De fato, a Máquina Analítica foi a primeira máquina da história que pôde ser programada para executar comandos de qualquer tipo. Porém, a jovem cientista percebeu que a máquina era capaz de fazer muito mais do que o que seu criador imaginava.

Dessa forma, entre 1842 e 1843, ela criou notas sobre a máquina analítica de Babbage, que foram republicadas mais de cem anos depois. Como resultado disso a máquina foi reconhecida como primeiro modelo de computador. Em seguida, as anotações da Condessa como o primeiro algoritmo especificamente criado para ser implementado em um computador.

Máquina Analítica

Máquina Analítica

Conhecimento Científico
Máquina Analítica – Fonte: EvoluçãoComp

Além disso, Ada conseguiu antes de todos entender sobre a capacidade dos computadores conseguirem realizar muito mais além de meros cálculos. Sendo que naquela época todos os matemáticos estavam focados nesse tipo de ação. Ou seja, Ada Lovelace foi a primeira a  perceber a grande capacidade que um algoritmo tinha.

Infelizmente, Ada faleceu devido ao um câncer no útero, aos 36 anos de idade. Por fim, o reconhecimento do seu trabalho veio cerca de um século depois. Quando houve a republicação de suas notas que trazem a descrição de um modelo de computador e seu respectivo software.

A importância de Lovelace

Em suma, mesmo depois de sua morte, Lovelace deixou para trás uma grande conquista mundial. Que logo deu a capacidade de várias pessoas continuarem o que ela iniciou.

Ada Lovelace

Ada Lovelace

Conhecimento Científico
Ada Lovelace – Fonte: OlharDigital

Sua carreira, além de tudo, também serve para influenciar milhares de mulheres que estão dentro da área tecnológica. Mesmo que muitas vezes sofram com o machismo que está enraizado em nossa cultura. Além disso, debates sobre a inclusão da mulher na tecnologia percorrem o mundo inteiro, e espera-se que cada vez mais hajam mulheres para ocuparem lugares altos, e serem responsáveis por grandes descobertas, assim como Ada.

Gostou de ler sobre Ada? Então com certeza você deveria ler Nasa e Google criam computador 100 milhões de vezes mais rápido que os comuns.

Fontes: WeLiveSecurity, CanalTech, OlharDigital

Fonte imagem destaque: RevistaGalileu

Essa matéria Ada Lovelace – Biografia e sua importância na tecnologia foi criada pelo site Conhecimento Científico.