Conhecimento Cientifico Américo Vespúcio, quem foi? Biografia e viagens pela América

Américo Vespúcio, quem foi? Biografia e viagens pela América

Américo Vespúcio foi um navegador nascido na Itália. Trabalhou para as coroas de Espanha e Portugal, e foi importante para os descobrimentos. Essa matéria Américo Vespúcio, quem foi? Biografia e viagens pela América foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Antes de mais nada, Américo Vespúcio foi um navegador, mercador, cartógrafo e escritor italiano. Nasceu em 9 de março de 1454, em Florença, Itália. Trabalhou para uma companhia de navios e conheceu Cristóvão Colombo, ajudando-o a obter o que precisava para sua segunda e terceira viagens.

Nesse sentido, Américo Vespúcio também trabalhou para a coroa espanhola e portuguesa e, sua primeira viagem, aconteceu em 1499. A bordo de um navio espanhol, o navegador passou pela costa norte da América do Sul, antes de retornar à Espanha.

Todavia, em sua outra viagem, agora a bordo de um navio português, Américo Vespúcio explorou a costa sudeste da América do Sul. O navegador também teve papel fundamental para os descobrimentos, ficando responsável por escrever cartas que descreviam os lugares por onde passava, enviadas posteriormente aos seus superiores.

Biografia de Américo Vespúcio

Américo Vespúcio nasceu em 9 de março de 1451, na cidade italiana de Florença. Era o terceiro filho de Anastácio Vespúcio e Isabel Mimi. Américo Vespúcio vinha de uma família poderosa, dona de terras e que lucrava com o comércio e ocupava cargos políticos importantes.

Todavia, a educação do jovem ficou a cargo de seu tio, um religioso dominicano chamado Giorgio Antonio Vespucci. Rodeado desde sempre por livros da biblioteca do tio, Vespúcio recebeu educação humanística e estudou geografia, astronomia e cosmografia.

Américo Vespúcio, quem foi? Biografia e viagens pela América

Américo Vespúcio, quem foi? Biografia e viagens pela América

Conhecimento Científico
Vespúcio também foi um grande cientista.

Em 1491, Américo Vespúcio foi trabalhar em Sevilha, para uma companhia que preparava navios para viagens. Conheceu Colombo e o ajudou na administração e na negociação de navios usados na sua segunda e terceira viagem.

Contudo, em 1499, o navegador esteve perto da costa norte da América do Sul quando desentendeu-se com o chefe da sua expedição. Nesse sentido, Américo Vespúcio seguiu em direção ao sul, descobrindo o estuário do Amazonas e chegou ao Cabo de São Roque (atualmente Rio Grande do Norte), antes de chegar à Venezuela.

Já em 1501, Américo Vespúcio navegou pela costa da América do Sul e, ao contrário de Colombo, afirmou estar em um novo lugar e não na Ásia. Todavia, passou a chamar as novas terras de Novo Mundo.

Em 1507, Américo Vespúcio foi a inspiração para o nome do novo continente. Um cartógrafo alemão chamado Martin Waldseemüller teve acesso aos escritos de Vespúcio sobre o Novo Mundo, dando a ele o nome de América.

Já no fim da vida, Vespúcio trabalhou para o governo espanhol, ajudando a preparar mapas oficiais das terras descobertas e, também, das rotas marítimas praticadas para chegar a elas. Américo Vespúcio morreu de malária, em 1512.

Rotas marítimas

Américo Vespúcio foi um importante navegador e realizou duas viagens pelo continente americano: uma em 1499 e outra em 1501.

Primeira viagem de Américo Vespúcio

Em 18 de maio de 1499, Américo Vespúcio partiu de Cádiz, integrando a expedição do espanhol Alonso de Hojeda. As quatro naus saíram para explorar as terras descobertas por Colombo e atravessaram o Oceano Atlântico até a costa da Guiana Francesa.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Mapa mundi feito já com a América.

Entretanto, os dois tiveram um desentendimento, o que causou sua separação. Assim, comandando uma das naus, Américo Vespúcio seguiu em direção ao sul, navegando em volta da costa brasileira.

Em sua viagem, acabou descobrindo o estuário do rio Amazonas, indo até o Cabo de São Roque. Posteriormente, ao inverter sua rota, chegou à Venezuela. Hojeda e Vespúcio se encontraram novamente no Haiti e voltaram à Espanha em 1500.

Segunda viagem

Sua segunda viagem partiu de Lisboa em 13 de maio de 1501. A expedição era comandada por Gonçalo Coelho e chegou ao Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, no final daquele ano.

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico

Conhecimento Científico
Historiador.

Nesse ínterim, velejando sempre ao sul, Vespúcio passou na foz do Rio São Francisco, na Baía de Todos os Santos e em outros pontos da costa brasileira, como a baía de Guanabara e o estuário do rio da Prata.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Colonização Espanhola – História, dominação e consequências.

Fontes: Toda Matéria, Ebiografia, Britannica Escola, Info Escola

Imagens: Notícias Concursos, Tropicalia, Ensinar História, Historiador

Essa matéria Américo Vespúcio, quem foi? Biografia e viagens pela América foi criada pelo site Conhecimento Científico.

Últimas