Anthozoa, o que é? Definição, características, reprodução e classificação

A classe Anthozoa faz parte do filo Cnidária apresentando animais na forma de pólipos. Existem espécies solitárias e as que vivem em colônias.

O mundo engloba diversos tipos de seres vivos sendo divididos em classes, filos e etc. Anthozoa, também chamados de antozoários, são corais e anémonas do mar pertencentes a classe do filo Cnidaria. O filo Cnidaria se refere aos organismos pluricelulares que vivem nas águas.

Visto isso, os antozoários são conhecidos por possuir actino-faringe e o mesentério, componentes que fazem parte da estrutura anatômica. Além disso, as espécies mais comuns encontradas dentro do filo dos cnidários são os corais e as anémonas do mar.

Os antozoários são invertebrados e possuem um corpo em formato de tubo. Ao redor da boca existem tentáculos responsáveis pela alimentação. De acordo com estudos, são registrados mais de 6.000 espécies de antozoários no mundo. Assim, a anthozoa é a quarta maior classe dentre os cnidários.

Definição da classe Anthozoa

Alguns animais da classe anthozoa são fixos, ou seja, não há o deslocamento pelo mar. O nome anthozoa vem de origem latim e significa “animais de flores”. Dentro dessa classe dos cnidários, os antozoários são divididos em três subespécies diferentes. Assim, temos: Alcyonaria, Hexacorallia e Ceriantharia.

Anthozoa, o que é? Definição, características, reprodução e classificação

Anthozoa, o que é? Definição, características, reprodução e classificação

Conhecimento Científico
Exemplo de anêmona do mar. Fonte: Cifonauta

Dentre os animais mais comuns dessa classe se encontram as anêmonas e os corais. No Brasil, é possível ver em grande quantidade nos litorais. Inclusive, a presença desses animais no litoral brasileiro é utilizada como forma de turismo já que diversas pessoas praticam o mergulho para admirar a beleza dos antozoários.

Em relação ao formato dos corais é possível encontrar diversos tipos. Assim, é comum ver corais em formato de árvore, penas, formato de esculturas e, até mesmo, com formas que lembram partes do corpo humano, como no caso do coral “cérebro”.

Forma de reprodução

Os antozoários possuem reprodução sexuada. No caso das anêmonas gametas são formados e fundidos e, em seguida, surge uma larva plânula. Neste caso, a fase plânula é a que ocorre antes da fase adulta. Vale destacar que na classe dos antozoários não existe a presença de pólipos. Além disso, a reprodução acontece por meio do brotamento ou fragmentação dos animais no mar.

Anthozoa, o que é? Definição, características, reprodução e classificação

Anthozoa, o que é? Definição, características, reprodução e classificação

Conhecimento Científico
Exemplo de corais marinhos. Fonte: Aquaa

Outro ponto importante em relação aos antozoários é que eles podem ser hermafroditas ou terem os sexos distintos. Assim, para que haja a reprodução desses animais, gametas são liberados e, em seguida, alojados nos óvulos também liberados na água. Entretanto, existem espécies que produzem larvas de forma assexuada.

Principais características

Dentre as principais características desses animais podemos destacar:

São animais que vivem em colônicas, principalmente os corais; São animais carnívoros e exibem comportamentos agressivos; A subespécie Alcyonaria possui a capacidade de produzir bioluminescência, ou seja, luz; A fase de medusa não está presente na reprodução desses animais; Possuem pólipo antozoário.

O que achou da matéria? Se gostou, não deixe de conferir mais temas aqui no site como, por exemplo, as características da classe Cubozoa e quais são os animais vertebrados.

Fontes: Planeta Biologia, Toda Biologia e Só Biologia

Fonte imagem destaque: Estudo Kids

Essa matéria Anthozoa, o que é? Definição, características, reprodução e classificação foi criada pelo site Conhecimento Científico.